Como vender moda atacado online

Em um mundo cada vez mais conectado (ainda mais depois da pandemia do Covid-19), digitalizar o seu negócio é fundamental para que ele possa sobreviver na nova economia. Na moda essa realidade também é muito evidente. Se a sua confecção ainda não possui uma estratégia de vendas online, nunca é tarde para começar. Neste artigo a Vesti te mostra como vender moda atacado online, de forma simplificada.

Por que a sua confecção deveria vender na internet?

Quanto mais fácil for para o seu consumidor fechar uma compra com a sua marca, maior será o seu volume de vendas e as chances de que ele volte a comprar, além de auxiliar na criação de um relacionamento duradouro. Isso é uma realidade principalmente quando o assunto é vender moda atacado. 

A pandemia do covid-19 deixou clara a importância de se criar uma estratégia de vendas on-line, sobretudo na indústria têxtil, segmento extremamente impactado em 2020, com a necessidade de implementação do distanciamento social. Desde esse ano, pesquisas setoriais têm apontado maiores índices de digitalização, estratégia adotada pelas marcas de moda para continuar vendendo e mitigando os impactos desse período.


Entretanto, nunca é tarde para adotar as vendas online como estratégia, e aqui te mostramos por onde começar:

Como estruturar uma estratégia de vendas online de moda atacado?

Em primeiro lugar, o empreendedor precisa buscar compreender quais serão os principais pontos de contato com os seus possíveis clientes, quais as ferramentas para gerir as vendas online mais apropriadas, além de como criar oportunidades de negócios com o uso delas.

1) Comece entendendo o seu cliente

Para marcas de moda no atacado, geralmente o cliente é revendedor ou lojista. Esses são os consumidores em potencial que você deve ter em mente quando for pensar nas ações online para o seu negócio.

Além desses dois perfis, também é importante lembrar dos consumidores finais da sua marca, que irão ajudar a impulsionar e divulgá-la sob o ponto de vista de usuários dos seus produtos.

Sempre que for criar um tipo de comunicação, seja publicação, mensagem de email ou mesmo alguma promoção, tenha em mente que está sendo divulgado para pessoas que irão consumir esse conteúdo. Pergunte-se sempre: o que um revendedor gostaria de ver? Pelo quê o meu cliente final se interessa?


2) Crie objetivos e metas para o seu negócio online

Como a sua confecção pretende utilizar as mídias online para vender, e quais são os seus principais objetivos?

Você deverá criar objetivos com a sua comunicação que sejam mensuráveis (ou seja: possam ser acompanhados para entender se estão funcionando), reais e possíveis de serem alcançados.

Por exemplo: “O que a minha marca quer alcançar com o uso do Instagram? Aumento de vendas, melhora do branding e divulgação de coleções”.

Para estabelecer metas, é preciso identificar quais serão os números que se almeja alcançar, além de quem da sua equipe será responsável por cada função para que isso seja possível.


3)Elabore a sua comunicação com os seus clientes

Neste passo, é fundamental definir como vai ser a comunicação da sua marca com os clientes.

  1. Sua empresa irá utilizar emailmarketing?
  2. Quais redes sociais serão utilizadas?
  3. Como será a linguagem das suas publicações?
  4. É interessante criar um blog, ou ter um newsletter?
  5. Você pretende criar um funil de vendas por whatsapp?

 

Abaixo trouxemos algumas dicas que podem auxiliar nesse processo de preparação e organização iniciais das suas estratégias de comunicação.

Como atender seus clientes online?

O primeiro passo é levantar como a sua confecção divulga a marca atualmente: existe um catálogo em pdf? Suas vendedoras enviam fotos dos produtos para o WhatsApp dos clientes? Sua marca envia catálogos físicos aos lojistas parceiros? Como anda a divulgação nas redes sociais?

A boa notícia é que vender moda atacado online facilita – e muito! – essa questão. Algo extremamente eficiente que é feito hoje por milhares de confecções é o uso de ferramentas de mensagens, como WhatsApp e Telegram para aproximar o contato da sua marca com os seus clientes. É claro que existem alguns desafios que surgem com o uso dessas tecnologias, mas lembre-se: vender online se trata muito mais de criar boas experiências e relacionamentos com os consumidores do que simplesmente pagar anúncios e enviar fotos de produtos.

Ao atender os seus clientes através dessas ferramentas, é necessário que seus vendedores possuam uma boa comunicação escrita, com o objetivo de simplificar o processo da venda e chegar no resultado esperado mais rápido, além de poder oferecer uma consultoria adequada a respeito dos produtos da sua marca.


Como fazer a gestão das vendas online

Com as ferramentas de comunicação bem definidas, é necessário entender outro ponto fundamental para vender mais: como fazer a gestão das vendas, uma das primeiras dúvidas que surgem quando se fala em vender moda atacado online. Esse processo pode parecer complexo e intimidador a princípio, mas utilizando a ferramenta certa, é extremamente possível ter bons resultados sem gastar muito dinheiro ou empreender grandes esforços.

Uma opção interessante e muito viável é utilizar um catálogo digital (que também poderá ser o site da sua marca). Ele é capaz de melhorar os seus processos, facilitar o processo de compra dos clientes, além de fazer com que seja muito mais simples fechar bons negócios através da internet.

A Vesti é uma ferramenta de gestão de vendas completa para digitalizar a sua confecção. Com nosso aplicativo, você poderá ter o seu próprio catálogo digital da sua marca, contendo todas as grades de cores e tamanhos para cada peça. trazendo integração com empresas de pagamentos diversas, oferecendo opções de parcerias para simplificar o frete da sua loja, além de, ter a opção de escolher enviar um catálogo com ou sem preços. Além disso, é possível ter um controle mais preciso de estoque, das vendas de cada membro do seu time comercial e acompanhamento das metas. É possível ainda ter um aplicativo específico para a sua marca nas principais lojas de aplicativos online.

Com a Vesti, o tempo de atendimento aos clientes é reduzido, a experiência de comprar da sua marca é cada vez mais agradável e isso ajuda sua empresa a vender cada vez mais, simplesmente por digitalizar e profissionalizar os seus processos de vendas. Solicite agora mesmo um contato aqui.

 

Como divulgar sua marca de moda online

Após organizar a parte operacional das suas vendas, é essencial que a sua marca busque uma estratégia de divulgação, principalmente por meio das redes sociais que seus clientes possuem maior probabilidade de acessar e encontrá-lo. Com esses sites e aplicativos, os seus clientes serão capazes de entrar em contato com a sua marca em diversas etapas da sua Jornada – desde o momento em que conhece seus produtos, até o fechamento das primeiras compras.

Mesmo que isso pareça intimidador, ter uma presença sólida nas redes sociais é fundamental para vender moda atacado online. Isso acontece pois essas ferramentas trazem uma espécie de validação social do seu negócio para os consumidores online. Através delas, o seu cliente poderá ter interações positivas com a sua marca e se sentir motivado a comprar. Algumas opções dessas ferramentas são:

Instagram

O Instagram é atualmente a quarta maior rede social do mundo. Por possuir um layout altamente visual, que viabiliza a divulgação de fotos e conteúdos no formato de imagens, é a rede social mais utilizada por marcas do segmento de moda, desde as pequenas confecções até grifes de luxo internacionais.

Se sua marca ainda não possui uma conta, é melhor começar uma já!

A melhor forma de se conectar com revendedores e lojistas através do Instagram é seguindo algumas das dicas abaixo:

  1. Deixe claro na biografia do seu perfil que é uma marca de moda que vende no atacado. Se possui uma loja física, lembre-se de inserir o endereço!
  2. Insira na biografia do perfil o link para o seu catálogo digital Vesti sem preços, para facilitar o processo de compra dos clientes que já estão prontos para fechar negócio.
  3. Crie conteúdos que sejam atraentes para os seus parceiros e revendedores em potencial. Para iniciar, algumas fotos de coleções são sempre interessantes, mas tome cuidado para não transformar o seu Instagram em uma espécie de catálogo da sua marca. Ele deve gerar conexões e relacionamentos, e não ser só um mostruário.
  4. Responda sempre aos comentários e à sua caixa de entrada.
  5. Aprenda a fazer anúncios pagos através da ferramenta para captar mais clientes.
  6. Abuse das tendências online e tenha uma linguagem mais despojada e informal, para se aproximar do seu público. Faça stories, reels, vídeos de divulgação e conteúdos que estão em alta. Lembre-se: o objetivo é se conectar e dar voz à marca da sua confecção!
 
 

Facebook

Apesar de o Facebook estar perdendo espaço entre os seus usuários, a rede social ainda possui algumas vantagens que facilitam a divulgação do seu negócio.

  1. Crie uma página para a sua marca.
  2. Com a página da sua marca, acesse grupos de vendas no atacado para divulgar seu catálogo virtual.
  3. Lembre de sempre responder comentários e a sua caixa de mensagens, para criar bons relacionamentos com o seu público.
  4. Uma das principais funcionalidades do Facebook que pode ajudar a alavancar suas vendas online é o uso de anúncios pagos
 
 

Lembre-se de ter um plano!

Por fim, ressaltamos a importância de implementar todas essas medidas tendo objetivos claros do que se quer alcançar. Lembre-se de estabelecer objetivos reais e concretos, e sempre buscar alcançá-los em cada ação.

Boas vendas!

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