Como criar um funil de vendas para vender mais pelo WhatsApp

Uma das ferramentas de comunicação mais poderosas para as vendas das confecções no atacado hoje em dia é o WhatsApp. Através dele, você pode enviar seu catálogo, criar um relacionamento com os lojistas que compram da sua marca, e ainda consegue ajudá-los a fechar as compras. Mas não é só para isso que esse aplicativo pode ser usado!

Neste artigo nós vamos lhe mostrar como aplicar o conceito de funil de vendas nas suas vendas por WhatsApp na prática, para que você possa aumentar ainda mais os resultados da sua marca usando esse canal de comunicação.

Entendendo o funil de vendas

O funil de vendas é uma técnica de marketing que mostra os passos que os seus clientes percorrem até chegar no fechamento da compra no seu negócio. Ao aplicar isso na prática, você ajuda as pessoas a saírem de visitantes do seu site ou página do Instagram (topo do funil), e virarem clientes (fundo do funil).

A vantagem dessa técnica é que você é capaz de conduzir de forma fácil e rápida as pessoas em cada etapa, garantindo vendas melhores, principalmente online.

As etapas são: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

  • No topo, a pessoa (no caso das confecções, o lojista de moda) é um usuário das redes sociais que ainda não conhece a sua marca;
  • No meio, ela já teve algum contato, mas não está totalmente decidida a comprar;
  • No fundo, temos aquelas que já se sentem prontas a fechar o primeiro pedido.

 


Para saber mais, acesse nosso artigo exclusivo sobre o funil de vendas na moda atacado.

Mas você deve estar se perguntando agora: “tá, mas e como o WhatsApp entra nisso?”

Aplicando o funil de vendas no whatsapp

Poucas marcas exploram com maestria todo o potencial que esse app traz para impulsionar suas vendas, optando por deixá-lo somente como um canal de comunicação com as pessoas que estão prontas para fechar a compra, e isso é um grande erro! Quem ainda usa o WhatsApp só para divulgar catálogo de novas coleções e tirar dúvidas de clientes, está perdendo dinheiro.

Você sabia que é possível criar formas de vender muito mais com base no funil de vendas?

Pensando em ações direcionadas para cada etapa da decisão do cliente, você poderá guiar as pessoas do topo até o fundo, de forma simples e eficiente, garantindo que as vendas aconteçam cada vez mais rápido, e ainda otimiza o tempo dos seus vendedores, que não irão acabar atendendo um único cliente por vez. Além disso, também é possível aproximar-se do seu revendedor, criando um relacionamento forte e fazendo com que ele se fidelize e queria sempre comprar e divulgar a sua marca.

 

Topo de funil: Como atrair pessoas para o WhatsApp?

As ações de topo de funil devem ser pensadas para atrair o seu público (ou seja, os lojistas e revendedores) para o WhatsApp da sua marca.

No vídeo abaixo, a consultora Alexandra Moraes explica as melhores estratégias para atrair potenciais clientes para o aplicativo.

 


Lembrando:

  • Quando for executar essa estratégia, tenha em mente que essa é uma comunicação que pode ser considerada invasiva, portanto foque em entregar conteúdos que sejam relevantes e interessantes, evitando o envio excessivo de imagens, textos e vídeos não-relacionados a sua marca.
  • Quando for criar campanhas pagas nas redes sociais para atrair contatos, disponibilize o número de whatsapp da sua marca, criando um link compartilhável.
 
 

Meio de funil: Educando os seus clientes

Quando o seu cliente em potencial avança no funil de vendas para o meio do funil, ele já está pronto para receber estímulos que o ajudem a ver valor nos seus produtos. Isso pode ser feito através de conteúdos divulgados através de uma lista de transmissão ou de um grupo fechado (no qual somente os administradores têm a permissão de publicar).

O objetivo é trazer esporadicamente materiais informativos que agregam valor para os seus revendedores. Pense em educá-los e incentivá-los a empreender, pois quanto mais seu cliente vender, mais ele irá comprar da sua marca.

Quais tipos de conteúdos podem ser compartilhados?

  • Dicas práticas do cotidiano do lojista: fazendo combinações de peças que funcionam; como divulgar a loja online; como fazer a gestão da venda e criar relacionamento com os clientes, etc…
  • Conselhos técnicos sobre gestão de loja e estoque;
  • Publicações que trazem tendências da moda ou do mercado em que sua marca está inserida;
  • Vídeos falando sobre qualidade das suas peças e diferenciais da marca, para garantir que seu revendedor saiba vender os pontos fortes.

Importante!

  • Se for criar uma lista de transmissão para divulgar seus conteúdos, peça para ser adicionado à lista de contatos do seu cliente, para que ele possa receber as mensagens que serão enviadas. Isso é necessário, pois as listas de transmissão só são recebidas pelas pessoas que têm o seu número salvo na agenda.

 

Fundo de funil: Fechando a Venda

Ao passar para última fase do funil de vendas, o fundo de funil, seu cliente está preparado para fechar o pedido com a sua marca. Para criar conteúdos que facilitem esse processo, você precisa ter vendedores disponíveis para atender e tirar dúvidas, além de trazer promoções, ofertas e condições especiais para que a compra seja finalizada.

  • Tenha um catálogo digital que facilite a informação de tamanhos, preços e grades de cores.
  • Disponibilize informações de frete, condições especiais de quantidades e ofertas.
  • Compartilhe conteúdos que estimulem os clientes a fechar negócio.
  • Tenha seu catálogo sempre atualizado com as últimas novidades da marca.

Dicas Importantes:

 

A venda não acaba quando o cliente compra na sua loja pela primeira vez. É necessário também, criar estratégias de pós-vendas, que façam com que ele sempre retorne e queira comprar sua marca de maneira recorrente.

Atenção!

  • É fundamental utilizar sempre o WhatsApp Business no seu celular, para poder usar as funcionalidades exclusivas para negócios e empresas que esse aplicativo possui.
  • Quando for executar essa estratégia, tenha em mente que essa é uma comunicação que pode ser considerada invasiva, portanto foque em entregar conteúdos que sejam relevantes e interessantes, evitando o envio excessivo de imagens, textos e vídeos não-relacionados a sua marca.

Aplicando essas técnicas no seu processo de vendas, você poderá obter excelentes resultados e impulsionar sua marca de forma mais simples e eficiente.

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