Como otimizar o Instagram da sua confecção

Criar uma conta no Instagram para a sua confecção parece simples. Mas, há uma série de estratégias que devem ser feitas, desde as configurações básicas, para o seu perfil vender mais. Por isso, fizemos uma live com a Ale Moraes sobre “Como ter um Instagram de moda atacado que vende todos os dias” que você pode conferir na íntegra aqui. E neste post vamos listar algumas dicas de outro que a Ale destacou durante a live para te ajudar a otimizar o Instagram da sua confecção e potencializar ainda mais a sua presença digital.

Como definir o nome do perfil e o nome de usuário para otimizar o Instagram?

A resposta mais comum é: colocar o nome da sua marca. Porém, todo mundo que cria uma conta comercial no Instagram quer ser encontrado pelo seu público, certo? E se você colocar apenas o nome da sua marca, quem ainda não conhece a sua marca, dificilmente vai encontrar seu perfil nos mecanismos de busca.

A estratégia aqui é utilizar termos que seu público pesquisa. Por exemplo, se você tem uma fábrica de jeans chamada “Mega”. Você pode colocar o nome de usuário como @fabricadejeansmega ou @megajeansatacado. Pois quem está buscando fábrica de jeans e jeans atacado pode encontrar o seu perfil. Mas, como recomenda-se que o nome de usuário seja simples e curto, caso não queira usar estes termos no nome de usuário, você pode usar essa estratégia no nome do perfil.

Outros exemplos de termos que podem ajudar a sua marca a ser encontrada:

  • Moda atacado
  • Atacado de moda
  • Moda feminina atacado
  • Moda infantil atacado
  • Atacado de acessórios
 

E o que colocar na biografia do Instagram?

A biografia do Instagram é um dos principais pontos para otimizar o Instagram. O texto que vem logo abaixo do seu nome deve conter informações importantes para que o público entenda como é a sua marca:

  • Vende atacado ou varejo?
  • Vende só na loja física ou online?
  • Quais os mínimos de peças ou valor mínimo de compra?
  • Envia para todo o Brasil?

E o mais importante é finalizar com um CTA (Call to Action) que é uma chamada para ação, ou seja, uma chamada que direcione seu cliente para realizar algo. Por exemplo:

  • “Confira nosso catálogo no link abaixo”
  • “Fale com nossas vendedoras no link abaixo
  • Compre pelo link
 

O famoso “Link da bio”

Logo abaixo da biografia o Instagram permite que você adicione um link, que pode ser o link do seu catálogo, do WhatsApp, do aplicativo da sua marca etc.

Caso você tenha mais de um link que seja importante para divulgar ao público, você pode utilizar ferramentas que são chamadas de “árvore de links” ou “multi links”, que nada mais é do que uma página, com todos os links que você precisa divulgar. Para saber mais sobre estas ferramentas, confira aqui outro post que fizemos com as mais utilizadas.

Destaques do Instagram

Quando você salva Stories nos destaques, precisa organizá-los de maneira estratégica para que eles sejam realmente eficientes. Eles funcionam como se fossem páginas de um site ou de um catálogo, por isso devem ser separados por categorias. Por exemplo:

  • Depoimentos
  • Bastidores
  • Como comprar
  • Detalhes das peças
  • Lançamentos
  • Coleções
 

Importante: não esqueça de remover dos destaques informações desatualizadas e peças que não estão mais no estoque.

Conteúdos para otimizar o Instagram

Com o perfil bem configurado e otimizado, é preciso gerar um conteúdo à altura. Isso não quer dizer que basta publicar fotos bonitas dos seus produtos. É preciso gerar um conteúdo diversificado, que ajude seus revendedores a gerar mais vendas com seus produtos. Para falar sobre isso, a Ale fez outra live com a Vesti, focada em conteúdos que geram mais vendas. Você pode assistir aqui e conferir todas as dicas.

Agora que você já sabe como otimizar o Instagram da sua confecção, é só colocar cada passo em prática e tornar seu perfil um excelente canal de atração de clientes.

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