Usando a Jornada do Consumidor para vender mais

A Jornada do Consumidor é o processo que o cliente segue até decidir comprar ou não um produto ou serviço. Para todos os tipos de negócio, sobretudo quando falamos de confecções que vendem no atacado, é importante entender o caminho que um comprador percorre até fechar a compra, e os passos até sua fidelização.

No artigo anterior, explicamos como funciona essa trajetória até a compra, dando algumas dicas de como o empreendedor atacadista pode agir em cada parte dela. Neste, trazemos soluções de divulgação e marketing no Facebook e Instagram para cada etapa do processo, para impulsionar e motivar seu cliente a sair da indecisão, fechar a compra e sempre retornar.

Como a Jornada do Consumidor ajuda a aumentar as vendas?

Através do mapeamento sistemático de cada etapa que o cliente passa até a venda do produto, é possível saber quais são as melhores ações para aumentar as chances de que um cliente em potencial conheça a marca, feche o primeiro negócio e continue comprando.

Entendendo o caminho até as vendas, é possível direcionar o cliente com a divulgações mais estratégicas e que chamem atenção no momento certo. Entenda onde agir em cada uma das fases:

Na fase de aprendizado e/ou descoberta: 

Nesta fase da jornada do consumidor, ele deverá conhecer a sua confecção, pois ainda não teve um primeiro contato com a marca. Portanto, ainda não sente a necessidade de adquirir os produtos ou mesmo de responder a promoções e ofertas. As melhores ações nesta etapa são aquelas que auxiliam o cliente em potencial a conhecer mais sobre o produto e a marca. Para isso, é necessário trabalhar com uma estratégia de divulgação que seja atraente e desperte o desejo e o interesse sobre sua confecção.

Ao publicar fotos de peças, busque mostrá-la de diversas formas chamativas, criativas e com o máximo de opções possíveis de cores, variedades e detalhes.

Ao publicar no Instagram:

  • Crie artes de carrossel, investindo na diversidade das peças com diferentes modelos;
  • Publique stories para promover interação com possíveis clientes;
  • Faça lives para mostrar as peças de coleções novas.
  • Invista no uso de estratégias de lançamento no marketing digital.

Ao publicar no Facebook:

  • Divulgue fotos em grupos de fornecedores ou representantes de vendas de moda ou de atacado, lembrando-se de priorizar aqueles em que o seu cliente em potencial poderá estar presente;
  • Crie uma página online para sua marca, na qual disponibiliza informações relevantes sobre produtos da marca.

Fase de Reconhecimento do Problema 

Para ter mais chances de fechar a venda quando o cliente está na na fase da jornada do consumidor de reconhecimento do problema, é necessário estar ciente de que aqui ele já teve um primeiro contato com a marca e provavelmente já teve a curiosidade despertada sobre os produtos e soluções oferecidas.

Portanto, para que avance na jornada de compra, é preciso que ele seja exposto a publicações que o motivem a querer saber mais sobre a marca, sobre as peças disponíveis e catálogos atualizados.

Nesta fase é essencial ter um link de fácil acesso a um catálogo digital, de modo que ele possa visualizar as diferentes opções que a sua confecção tem a oferecer, em termos de modelos, cores, tamanhos, tecidos e informações úteis sobre sua marca.

As publicações nas redes sociais desta etapa deverão ser capazes de divulgar seu catálogo e os seus produtos de forma atraente e, principalmente, de fácil acesso, uma vez que se encontrar dificuldades o usuário poderá desistir da compra, pois ainda não se encontra convencido a fechá-la.

Na fase de consideração da solução:

Nesta fase, o consumidor já teve o primeiro contato com a sua marca, entende quais são os principais produtos que ele poderá adquirir e pode estar olhando o mercado para buscar ítens semelhantes com outros preços, ou mesmo viabilizando a compra das peças que são de seu interesse. Para garantir que ele avance para as próximas etapas, é fundamental deixar claro os principais diferenciais que a sua confecção traz em cada peça:

  • Os tecidos da sua marca são importados ou apresentam vantagens em relação à qualidade?
  • As estampas são exclusivas?
  • Existem pontos únicos de sua marca que se expressam nas suas peças?
  • Alguma peça foi assinada por um grande nome da moda?

Esse é o momento ideal para trazer à tona os pontos fortes da marca, da coleção, dos conceitos e dos motivos que o cliente deveria comprar em sua loja e não em outras.

  • Crie postagens que falem da qualidade das peças, utilizando técnicas de storytelling e criando conteúdos que convençam o consumidor que sua marca é única e especial por seus diferenciais;
  • Abuse de fotos que tragam detalhes marcantes e combinações de peças que definem a essência da marca.

O momento de decisão da compra: 

Na fase de decisão de compra, o seu consumidor está pronto para fechar o negócio, mas o seu apoio aqui ainda é extremamente importante para assegurá-lo de que está fazendo uma boa escolha. Aqui é necessário que sejam oferecidas vantagens e facilidades para que a compra seja finalizada da forma mais tranquila e segura quanto for possível.

  • Faça publicações nas redes sociais voltadas para divulgação de promoções, clubes de vantagens e ofertas especiais para diferentes perfis de clientes.
  • Tenha uma equipe de vendas à disposição para sanar dúvidas e esclarecer prazos de fretes e facilitar o fechamento da compra;
  • Envie emails, mensagens no celular e através de grupos de clientes para divulgar essas condições especiais, motivando os clientes a fechar a compra.

Após a primeira venda a Jornada do Consumidor não acaba…

Após o sucesso da primeira venda a um cliente, é fundamental fazer um trabalho de acompanhamento da satisfação dele, além de motivá-lo a voltar a comprar mais vezes. É possível fazer isso através de ações direcionadas a quem já comprou com a sua marca, como:

Emails direcionados aos clientes, oferecendo promoções especiais para recompra, cupons de descontos exclusivos ou mesmo acesso antecipado a coleções futuras;
Publicações nas redes sociais que motivam os clientes a compartilharem a satisfação com as peças vendidas: depoimentos, comentários e relatos positivos sobre a experiência de comprar.

Não se esqueça de manter uma linha de comunicação sempre aberta entre os clientes e vendedores, de modo que eles possam recorrer e continuar a ter uma boa experiência com a sua marca. Seguindo estas dicas, é possível implementar estratégias simples e extremamente eficazes para melhorar os processos de vendas e marketing da sua confecção.

Para mais informações e dicas como esta, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais!

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