Saiba como aproveitar o melhor da ferramenta para vender online e otimizar o tempo dos seus vendedores
Não é novidade que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular, com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo e 165 milhões só no Brasil, segundo relatório de pesquisa realizado pela We Are Social e Hootsuite.
Com toda essa popularidade, o WhatsApp rapidamente tornou-se uma importante ferramenta para as marcas se comunicarem com seus clientes. De acordo com uma pesquisa feita pela Mobile Time, 80% dos brasileiros já se comunicam com marcas pelo Whatsapp e 90% gostariam de tirar dúvidas com empresas através de trocas de mensagens.
E quando falamos de vendas B2B (de empresa para empresa) como é o caso das vendas de moda atacado (da confecção para o lojista), podemos destacar ainda mais a importância dessa ferramenta. Afinal, neste modelo de venda o contato do vendedor com o cliente é essencial.
As confecções precisam ter um atendimento próximo e consultivo para que seus clientes comprem com segurança... e o WhatsApp é a melhor ferramenta para este estreitar este relacionamento
Diferente de uma venda no varejo, a venda de moda atacado precisa do atendimento humanizado do vendedor da confecção, para garantir que todas as dúvidas e inseguranças do cliente sejam sanadas. Além do ticket médio desse perfil de venda ser mais elevado, os clientes que compram no atacado costumam ter maior recorrência, para manter o estoque da sua loja atualizado sempre.
Ou seja, é de extrema importância as confecções manterem um atendimento próximo e consultivo para que seus clientes comprem com segurança, e o WhatsApp é a melhor ferramenta para este estreitar este relacionamento. É por isso, inclusive, que o WhatsApp já tem taxas de conversão muito maiores que e-commerces.
Neste e-book, nós vamos te ajudar a aproveitar o melhor do WhatsApp para destravar as vendas online da sua confecção. Boa leitura!
O primeiro grande motivo para seus vendedores utilizarem o WhatsApp Business é separar o atendimento do WhatsApp pessoal. Ter um número exclusivo para cada vendedor da sua marca é fundamental. Além disso, o WhatsApp Business oferece diversas funcionalidades extras para transmitir confiança aos clientes. Por exemplo:
Esta função permite com que você insira o endereço da sua confecção, descrição, site, redes sociais e o horário de atendimento, mostrando de maneira mais profissional o perfil dos seus vendedores.
Para agilizar a comunicação com seus clientes, você pode criar respostas rápidas sobre os principais temas que seus vendedores respondem no WhatsApp. Por exemplo: sobre o horário de atendimento e a quantidade mínima de peças ou valor mínimo da compra no atacado.
São mensagens enviadas automaticamente para os clientes, para que eles não fiquem esperando por uma resposta dos vendedores e se sintam ignorados. No próximo capítulo a gente te mostra como configurá-las.
As etiquetas possibilitam rotular seus contatos e conversas, para organizar melhor o perfil de cada cliente, além de criar ações direcionadas para cada tipo.
Anteriormente, mostramos que a versão comercial do WhatsApp possui inúmeras funcionalidades que vão ajudar seus vendedores a se comunicar com clientes e a realizar vendas. Então, se seus vendedores estiverem usando a versão pessoal do WhatsApp, a gente vai te ajudar a configurar o WhatsApp comercial abaixo. Mas se seus vendedores já utilizam o WhatsApp Business, você pode pular para o próximo capítulo.
Nome: Insira o nome da vendedora e da sua marca. Por exemplo: Ana – Flor Modas
Foto do perfil: É importante que a foto da vendedora seja profissional, indicamos usar uma foto com o uniforme e/ou cores da marca.
Descrição: Aqui você pode inserir o slogan ou segmento da marca e as regras de vendas. Por exemplo: Moda feminina com elegância. Somente atacado: mínimo 12 peças.
Endereço: Sua marca tem loja física? Coloque o endereço para seu cliente saber onde te encontrar.
Horário comercial: o seu cliente precisa saber qual é o horário de funcionamento da sua empresa. Insira o horário de atendimento de cada dia da semana.
Categoria: Escolha a opção que mais tem relação com a sua marca.
E-mail para contato: Caso sua vendedora utilize email insira neste campo, se não utiliza pode deixar em branco.
Site: Insira o link do seu site ou catálogo digital. Desta forma, ele terá acesso aos seus produtos.
Sabe aquela dúvidas que seus vendedores sempre recebem no WhatsApp? Eles podem salvar respostas rápidas para cada uma delas, assim não precisam digitar as respostas inteiras toda vez que alguém perguntar. É só digitar o atalho e pronto, a mensagem completa aparece para enviar ao cliente. Confira abaixo como salvar respostas rápidas:
Para garantir um bom atendimento a todos os clientes pelo WhatsApp e otimizar o tempo dos seus vendedores, listamos abaixo uma série de mensagens prontas que eles podem utilizar em diversas situações. E o melhor é que duas delas já podem ser configuradas para disparo automático.
Assim que um possível cliente chamar seu vendedor no WhatsApp, ele pode receber uma mensagem de saudação, com informações importantes. Assim, ele não fica esperando uma resposta por muito tempo pois já recebeu um primeiro contato.
Sugestão de mensagem de saudação:
Olá! Seja bem-vinda à Flor Modas! Me chamo Maria e serei a responsável pelo seu atendimento por aqui! Para adiantarmos o seu atendimento, poderia me dizer seu nome e sua cidade/estado?
IMPORTANTE: troque os itens em negrito pelos seus dados.
A mensagem de saudação pode ser configurada para ser disparada automaticamente. Para isso, siga os seguintes passos:
É uma mensagem automática para os contatos que chamarem fora do horário de atendimento. Se você já utiliza a Vesti, aproveite para inserir o link do catálogo nesta mensagem.
Sugestão de mensagem de saudação:
Olá! O nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 18h mas você já pode conferir nosso catálogo digital e realizar o seu pedido: http://suamarca.vesti.mobi Nele você também tem todas as informações sobre os produtos, forma de pagamento e entrega.
IMPORTANTE: troque os itens em negrito pelos seus dados.
A mensagem de ausência também pode ser configurada para ser disparada automaticamente. Para isso, siga os seguintes passos:
Com a vesti a sua confecção terá um catálogo focado na venda por atacado e muito mais: app exclusivo na mão dos vendedores para controle de pedidos recebidos, frete integrado, solução de pagamento, controle de estoque, integração com marketplaces.
Tudo isso para seus vendedores otimizarem o tempo e ganharem escala nas vendas. Saiba mais e venda com a Vesti!
Oi (Nome da cliente)! Vou te passar as informações sobre como comprar com a gente.
Temos um pedido mínimo de 12 peças variadas e entregamos via transportadora ou Correios (Sedex e Pac).
Para fazer o seu pedido e conferir as peças, estoque e cores disponíveis basta acessar o nosso catálogo: http://suamarca.vesti.mobi
Por lá você tem todas as informações que precisa, mas qualquer coisa pode me chamar por aqui!
IMPORTANTE: troque os itens em negrito pelos seus dados.
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Você pode criar até 20 etiquetas no WhatsApp Business, para categorizar os clientes e assim, realizar atendimentos mais personalizados e eficazes.
Confira algumas dicas de etiquetas para seus vendedores utilizarem:
Mês de Compra: crie etiquetas com todos os meses e adicione ao contato a etiqueta do mês que o cliente fez a compra. Assim você poderá buscar clientes do último mês, ou de três meses atrás por exemplo, para enviar mensagens personalizadas.
Clientes VIPS: com uma etiqueta “VIP” fica fácil e rápido identificar aquele cliente que compra sempre. E ainda mais fácil localizá-los para enviar benefícios especiais
Região – Cidade – Estado: Classificar seus clientes por regiões também pode ser interessante para informar envios a realizar ações personalizadas.
Clientes Novos – entraram em contato mas não compraram
Quentes – Estão no processo de compras
Já vimos como o WhatsApp é importante para vender online. Mas, sabemos também que sem um processo de vendas bem estruturado para seus vendedores seguirem, pode ser bastante complicado e demorado.
Os clientes enviam prints de produtos, querem saber tamanhos disponíveis, outras cores e o seu time de vendas não consegue dar conta de responder tantas mensagens e precisam abrir conversa por conversa para fechar os pedidos dos clientes. É cansativo pra quem vende e demorado para quem compra.
É aí que entra a Vesti. A Vesti é uma ferramenta de vendas atacado para confecções. Você cria seu catálogo digital com todas as informações dos produtos (fotos, descrição, grade de cores e tamanho, estoque) e cada vendedor tem um link exclusivo para divulgar este catálogo aos seus clientes, que podem realizar os pedidos online, a qualquer dia e horário.
Além disso, através de um app exclusivo, você e seus vendedores podem acompanhar todos os pedidos recebidos, lista de clientes e muito mais!
Chega de perder horas fazendo a gestão manual de pedidos no WhatsApp.
A Vesti te ajuda a otimizar as conversas online para seus vendedores investirem tempo no que realmente importa: um atendimento consultivo aos seus clientes.