Usando o WhatsApp Business na sua confecção

O WhatsApp é o aplicativo de comunicação por mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil. No mundo dos negócios, principalmente na venda por atacado, vemos com frequência o aplicativo aproximar os clientes dos revendedores, proporcionando um contato mais próximo entre eles. Neste artigo nós te mostramos as vantagens de utilizar o WhatsApp Business para vender moda no atacado.


 

Diferenças entre o WhatsApp Business e o Normal

O WhatsApp Business possui uma série de funcionalidades extras pensadas para facilitar a administração de contas comerciais quando utilizadas para se comunicar com contatos profissionais (clientes, fornecedores e parceiros). O aplicativo é capaz de automatizar processos que uma pessoa faria normalmente e simplifica a comunicação, além de profissionalizar a comunicação de vendas.

Enquanto a conta normal possui algumas funções especiais em comum, ela é simplesmente pensada para que os usuários se comuniquem de forma direta, e não para conduzir transações de negócios.

Confira alguns exemplos de funções que você pode executar utilizando o WhatsApp para empresas:

 

Criar um perfil para sua empresa

Dentre as funções que são exclusivas ao WhatsApp Business está a criação de um perfil completo para sua empresa, a fim de disponibilizar informações importantes para o seu público e conquistar credibilidade e confiança. São elas:

  • Logotipo da sua marca;
  • Descrição completa da empresa;
  • Catálogo digital com os seus produtos;
  • Endereço da sua loja.
 

Criar uma lista de transmissão

Apesar de ser uma funcionalidade comum entre os dois modelos do app, a lista de transmissão é bastante útil para criar uma estratégia de divulgação de conteúdos para engajar os seus clientes. A conta Business ainda oferece a opção de ter métricas e estatísticas de envio e recebimento das mensagens, com o intuito de melhorar as estratégias de divulgação da sua marca através deste canal.

Utilizar etiquetas

Com o uso de etiquetas, você poderá rotular suas conversas e contatos, a fim de melhor organizar cada perfil de clientes e criar ações direcionadas para cada tipo. Isso facilita inclusive na hora de implementar um funil de vendas usando o aplicativo.

Neste vídeo, você aprende a utilizar essa técnica.

Mensagens automáticas

Essa funcionalidade é uma das principais vantagens de se ter uma conta comercial, pois faz com que o seu cliente receba atenção e algum tipo de atendimento mesmo quando sua equipe de vendas online está ocupada com outros atendimentos. Existem algumas opções de mensagens que podem ser automatizadas:

  • Mensagem de saudação: Enviada automaticamente quando um cliente entra em contato com o telefone da sua vendedora ou da sua confecção. Para configurar essa função, basta ir em “Configurações”, em seguida em “Configurações comerciais” e depois em “Mensagem de saudação”.
  • Mensagem de ausência: Essa mensagem é enviada conforme programação ou agendando para quando desejar que ela seja enviada. Para configurar essa funcionalidade, vá em “Configurações”, em seguida em  “Configurações de negócios”, “Mensagem de ausência” e, finalmente, em “Ativar mensagem de ausência”.
  • Respostas rápidas: Esse tipo de mensagem é utilizada para responder a perguntas ou solicitações que são enviadas com frequência por seus clientes. Você pode configurar as mensagens previamente e quando necessário, enviá-las de forma rápida, somente pressionando “/”.

     

Outra vantagem de utilizar esse tipo de automação é a capacidade de poder enviar mensagens contendo o seu catálogo virtual mesmo nos momentos em que sua loja está fechada ou suas vendedoras ocupadas atendendo outros clientes.

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