Vender moda atacado na internet ainda é um desafio para muitos fabricantes no mercado brasileiro, mas investir na venda online é fundamental para alavancar os negócios em um mundo cada vez mais digitalizado. Confira neste artigo alguns motivos pelos quais a sua confecção deveria se preocupar com o mundo digital.
1) Investir na venda online é o futuro (e esse futuro está acontecendo agora)
De acordo com este artigo, o mundo está passando rapidamente pela quarta revolução industrial, que é focada principalmente na automação e desenvolvimento de tecnologias online. Isso parece ser algo natural, e que já observamos no cotidiano, mas o que isso significa para os fabricantes de moda?
Mudanças para as confecções
A moda está intimamente ligada com os hábitos de seus consumidores, não somente ditando tendências, mas também acompanhando as mudanças sociais. Antigamente as grandes marcas tinham o poder de definir as regras do mercado, e muitas vezes o papel do comprador era de seguir essas tendências. Com o mundo cada vez mais conectado, vemos uma grande mudança nesse paradigma e no poder de decisão do público, que está mais interessado em consumir valor do que simplesmente aceitar o que existe no mercado, devido às facilidades de encontrar mundialmente marcas que podem oferecer o que procura. A forma como as pessoas compram mudou, e as confecções precisam se adaptar para continuar vendendo nesse cenário.
Hoje em dia, os consumidores estão extremamente atentos e sensíveis a novidades tecnológicas e buscam cada vez mais essas tendências nas lojas em que compram. Este artigo, por exemplo, fala sobre o uso de impressoras 3D na produção de peças inovadoras, revelando possibilidades de incluir ciência e tecnologia no mercado da moda, novidade que por si só chama atenção.
É claro que isso não significa que para vender mais no futuro você precisa ir comprar uma impressora 3D, mas sinaliza a importância de entender quais passos a sua marca já deu em direção à digitalização, e o que ainda pode ser feito para se adaptar e inovar nesse mercado.
Você deverá questionar e criar estratégias de acordo com cada item a seguir:
- Como a sua marca atende clientes digitais.
- Entender o marketing digital e como é a presença online da sua confecção.
- Compreender os valores do seu negócio e quais são os valores que seu cliente final busca.
- Como se conectar tanto com revendedores quanto com o consumidor final, a fim de criar confiança.
2) Investir na venda online qualifica mais ainda seus vendedores.
O formato de vendas online exige mais qualificação da sua equipe de vendas. Ao investir no potencial dela, seus vendedores deixarão de simplesmente apresentar fotos e peças do seu catálogo, e passarão a assumir o papel de consultores de venda, criando relacionamentos fortes com os consumidores, e também ajudando-os a fechar a venda com o máximo de satisfação possível.
Vendedores mais qualificados ajudam a trazer um valor ainda maior para o seu negócio, atendendo mais clientes em menos tempo, com mais conhecimento e dando uma atenção mais direcionada para o que for preciso.
3) Investir na venda online amplia suas possibilidades
Sabe as praticidades que a venda online promete, como vender 24 horas por dia mesmo quando seu time de vendas não está disponível (confira neste artigo como), ou mesmo criar ações de vendas para clientes diferentes, e também programas de afiliação e descontos? É inteiramente possível!
Além dos exemplos acima, você pode ainda atender clientes do atacado em diferentes localidades do Brasil, fazendo parcerias com marcas de logística, o que difunde a sua marca em todas as regiões. Se com a sua loja física você é capaz de atender uma cidade ou região, com a vantagem da venda online é possível expandir e atender muuito mais.
Com a Vesti é mais fácil investir na moda online
Confira como a nossa equipe pode ajudar a sua confecção a vender cada vez mais no atacado, neste link.