É comum na natureza humana, buscarmos por conexões profundas com o outro. Sermos tratados de forma empática gera fidelidade de ambas as partes. No mundo dos negócios, a humanização tem se tornado tendência no atendimento ao cliente. Esse relacionamento de marca x cliente ligado às emoções pode ajudá-lo na tomada de decisão de compra.
Essa maneira de se comunicar com seus clientes online pode ajudar nas vendas do mercado de atacado de moda. A venda online tem se tornado cada vez mais comum e criar conexão emocional com o consumidor é algo que vale a pena investir.
A comunicação tradicional robotizada tem feito muitos clientes perderem o interesse por uma marca específica, justamente por falta dessa ligação emocional na hora da realização da compra, ou para tirar alguma dúvida a respeito do pedido.
Mas, o que seria atendimento humanizado?
De uma maneira geral, o atendimento humanizado é a forma como uma marca irá atender o seu cliente. Realizar diálogos mais acolhedores e utilizar da empatia para conquistar o consumidor é fundamental para estabelecer uma relação de confiança entre marca e consumidor.
A humanização do atendimento na moda
Sabemos que as vendas B2B são realizadas de empresa para empresa. Por isso, as vendas neste quesito tendem a ser mais longas, demandando tempo e investimento. Isso inclui as vendas consultivas, que no qual, você precisa entender a dor do cliente, pois é uma forma de fidelizá-lo. Uma dica é dar consultorias para o seu consumidor.
Conhecer o estilo do seu cliente também pode ajudar a criar uma lealdade com a marca. Você pode oferecer peças que correspondem ao gosto de tal cliente.
O que podemos fazer para humanizar o nosso atendimento?
Geralmente, o atendimento online acaba por ser mais frio, por não ter um contato direto com o cliente. Portanto, separamos duas dicas infalíveis que podem ajudar a sua marca a ter mais conexão com o seu cliente.
1 – Chame pelo nome:
Chamar pelo nome é uma ótima maneira de cativar seu cliente, pois todos nós gostamos de ouvir nossos nomes durante uma conversa. Isso cria conexão.
2 – Seja consultivo:
As vendas B2B (de empresa para empresa) tendem a ser mais longas e demandam uma abordagem consultiva, na qual o vendedor atua como um consultor. É preciso ouvir o cliente, entender suas necessidades e encontrar junto com ele, a solução mais adequada.
3 – Utilize emojis:
O uso de emojis pode ajudar na comunicação humanizada, mas, vale ressaltar que deve ser usado com cautela.
4 – Envie áudios:
O áudio aproxima mais a marca do cliente, pois torna a comunicação mais pessoal.
5 – Mantenha contato com seu cliente depois da realização da compra:
Entre em contato para saber o que ele achou do produto, como foi a sua experiência com a marca, envie dicas de como ele pode divulgar tal produto etc.
O que achou do nosso artigo? Invista já neste modelo de atendimento e realize mais vendas online. Salve este post para memorizar as nossas dicas e compartilhe com seus amigos.