Como criar relacionamento com clientes de moda atacado

Criar relacionamento com clientes de moda atacado é uma questão muito importante para os empreendedores desse segmento. Os revendedores da sua marca são a ponte entre a sua confecção e o consumidor final, e ter um ciclo de vendas com ações voltadas à fidelização é um grande diferencial para ter um funil de vendas recorrente.

O que é o relacionamento com o cliente?

O termo “relacionamento com o cliente” é usado para definir as relações que uma empresa mantém com os seus consumidores ao longo da sua jornada, e durante o contato deles com a marca. Para garantir uma relação saudável com o consumidor, as confecções devem adotar uma série de estratégias que ajudam a construir confiança, desejo de compra e estimulem um vínculo duradouro.

Isso pode ser feito através de:

  • Atendimento eficiente;
  • Facilidade de fechar a compra com a sua marca;
  • Contato frequente através de diversos canais de comunicação;
  • Motivações à compra.

Vantagens de implementar estratégias de relacionamento com seus clientes

Esse artigo da consultoria empresarial Mckinsey explora as principais tendências para o futuro das áreas de experiência do consumidor. Em um mundo cada vez mais virtual e digitalizado, encontrar maneiras mais rápidas e fáceis de se conectar com o seu cliente traz um grande diferencial para o seu negócio. 

Essa tendência global também é uma realidade quando o assunto é a venda de moda no atacado. Criar boas experiências de compra para os seus revendedores online ajuda a garantir que eles sempre queiram recomprar da sua marca, mas não apenas isso: vender na internet hoje também é uma questão de entregar valores de marca que estão além simplesmente de um bom atendimento e da qualidade dos produtos.

Algumas vantagens de se investir em estratégias de pós-vendas e relacionamentos duradouros com os clientes são:

1) Aumento das vendas

Mesmo não sendo a única vantagem, é fato que quanto melhor e mais duradouro for a relação do seu cliente com a sua confecção, mais ele se sentirá motivado a comprar as peças da sua marca.

2) Maior engajamento nas redes sociais

Sabia que implementar uma estratégia de negócios voltada a criar um relacionamento duradouro com seus clientes também ajuda a melhorar o engajamento das suas redes sociais?

Isso acontece pois quando um cliente tem uma boa impressão com a sua marca, ele buscará interagir com ela o quanto for possível, curtindo conteúdos, interagindo nas redes sociais e respondendo a promoções e pesquisas. Isso ajuda muito no branding da sua confecção nas mídias digitais.

3) Melhores oportunidades de parcerias

Construir parcerias com outras marcas ou personalidades que ajudam a divulgar os seus catálogos geralmente não é algo que acontece só de forma proativa (ou seja, você entrando em contato e propondo as oportunidades às personas). Isso também pode acontecer através do contato externo com a sua marca.

Por exemplo: se um de seus clientes que possui um contato duradouro com a sua marca fizer uma ação interna promovendo as peças de seus catálogos, ou incentivando seus consumidores a comprar da sua empresa de moda, automaticamente isso abre portas para mais opções de parceria e visibilidade pra públicos que talvez nem tivessem sido considerados anteriormente.

Afinal, como criar um relacionamento com o cliente duradouro?

Existem várias maneiras simples e mais elaboradas de estabelecer relações prósperas e duradouras com os seus clientes. Neste artigo trazemos algumas que podem ser implementadas a partir de agora para melhorar a estratégia aí na sua marca.

1) Ofereça um bom atendimento

Como é feito o atendimento aos seus clientes online aí na sua loja?

Mesmo que “atendimento de qualidade” seja diferente do conceito de “relacionamento com o cliente”, ele ainda é a base de uma relação produtiva entre as duas partes. Você e sua equipe de vendas têm a responsabilidade a cada atendimento de mostrar eficiência e confiança para seus clientes, para que eles saibam que sempre podem contar com a sua confecção, seja para fecharem uma venda de forma simples, tirar dúvidas em relação a algum processo da venda, até quando precisarem resolver algum problema logístico.

2) Crie conexões verdadeiras

Atualmente, o valor de uma marca é definido, muito  além somente do que se vende, por como o mercado e o público percebem a empresa. Por esse motivo, invista em conexões verdadeiras e éticas, mostrando empatia com a realidade do seu cliente e oferecendo aquilo que realmente vai ser produtivo para ele; crie conteúdos de valor, que tenham o intuito de agregar algo para o leitor ou consumidor; seja prestativo e atento às necessidades deles, e busque manter sempre uma relação transparente e aberta tanto nos momentos em que a compra é bem, quanto naqueles em que algum problema precisa ser solucionado.

Nunca tente convencer o seu cliente de algum valor da sua marca sem que as suas ações reflitam isso com clareza.

3) Ofereça benefícios aos seus clientes fiéis

Sabe aqueles clientes que estão bastante engajados com a sua marca? Aqueles que sempre mandam perguntas, interagem com a sua marca, e principalmente, compram e revendem da sua confecção?

Uma excelente estratégia para nutrir um relacionamento duradouro com eles é criar benefícios exclusivos para esse perfil:

  • Envie uma newsletter por email exclusiva, contendo promoções e novidades;
  • Crie cupons de desconto;
  • Faça sorteios exclusivos;
  • Entre sempre em contato com eles após algum tempo sem ter um contato deles.

4) Peça opinião

Boas relações são baseadas em confiança e troca. Não seja uma marca que dita como as coisas funcionam, e sim que está aberta a entender como melhorar e o que seus consumidores esperam ao comprar seus produtos.

Boas formas de fazer isso são:

  • Perguntar a opinião do cliente sobre o processo de venda, após cada compra, para entender como foi a experiência dele;
  • Veja quais são os comentários e interações negativas e positivas em suas redes sociais e esteja disposto sempre a melhorar;
  • Quando lançar uma coleção, não espere somente o resultado das vendas para entender se seus lançamentos foram um sucesso ou não; busque feedback do seu público para entender como as suas peças são vistas no mercado.

Esses passos são fundamentais para que os seus clientes se sintam ouvidos e entendam que comprar com a sua marca traz uma experiência moldada ao que eles precisam.

Concluindo...

Criar um bom relacionamento com os seus clientes não se trata simplesmente de implementar boas ações de pós-vendas e oferecer produtos atraentes. Lembre-se de estabelecer um vínculo emocional, respeitoso, transparente e estar sempre à disposição de compreender o que ele busca com a sua confecção. Com essa relação bem estabelecida, com certeza sua marca irá vender muito mais no atacado!

Compartilhe este conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Confira outros posts do Blog

VESTI LOCAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE LTDA © 2023 

Fortalecendo Empreendedores e Empresas de Moda