Como definir o público-alvo de marcas de moda atacado?

Você conhece o seu público de verdade? Parece uma pergunta boba mas definir o público-alvo de marcas de moda atacado é fundamental para criar uma comunicação eficaz e direta, além de auxiliar no seu planejamento de coleções e estruturar as ações de marketing e vendas. Mas, por onde começar a definir o público alvo de marcas de moda atacado? Deixa que a gente te mostra!

O que é público-alvo de marcas de moda atacado?

Chamamos de público-alvo os potenciais consumidores da sua marca. Ou seja, quem compra e quem utiliza os seus produtos. É por isso que dizemos que os fabricantes de moda que vendem no atacado têm 2 públicos-alvo:

  • Público-alvo direto: é o seu revendedor. Afinal, ele é quem compra seus produtos para revender ao consumidor final.
  • Público-alvo indireto: o consumidor final, que é quem compra do revendedor e utiliza seus produtos.

É muito importante ter isso em mente, para conversar com estes 2 públicos nas suas redes sociais, como Instagram e Facebook. Afinal, você precisa atrair os dois para gerar cada vez mais vendas.

Mas afinal, como definir o perfil do público-alvo de marcas de moda atacado?

Antigamente, era comum as marcas segmentarem seu público apenas por gênero, classe social e idade, mas hoje em dia isso não é suficiente. É preciso ir além e entender seus gostos, hábitos e estilo de vida para que ele realmente se conecte com a sua marca.

Para descobrir exatamente o público-alvo de marcas de moda atacado você precisa fazer algumas pesquisas e observações. Então, lápis e papel na mão (ou o bloco de notas do celular 😅) por que vamos ajudar você a organizar essas informações para dar aquele empurrãozinho nas suas estratégias e, consequentemente, nas suas vendas.

Dados no cadastro de clientes

Pra começar, nada melhor do que o básico. Busque no seu cadastro de clientes os dados básicos como gênero, idade e endereço (cidade/estado). Como estamos falando aqui de compradores, quem vende somente no atacado terá apenas os dados dos revendedores, ou seja, do público direto.

Caso você tenha um sistema ou relatório de vendas, é possível também calcular o seu ticket médio geral e o ticket médio por cliente:

  • Ticket médio geral: a média de todas as suas vendas.
  • Ticket médio do cliente: a média das vendas para aquele cliente específico.

Assim, você sabe em média quanto um cliente compra de você, e quais clientes compram mais, para criar posteriormente um perfil detalhado desse tipo de cliente que é mais interessante para você.

Dados das redes sociais

O Instagram gera relatório sobre os seus seguidores, com dados básicos também, como gênero, idade e localização. Para visualizar este relatório, basta acessar o aplicativo do seu celular e seguir estes passos:

  • Clique em “Insights”;
  • Localize a área que mostra “Seu público” e clique em “Total de seguidores”;
  • Na próxima tela irá exibir todos os dados sobre seus seguidores. É só rolar a tela para baixo e visualizar a localização, gênero e a faixa etária geral (entre todos os seguidores) e por gênero (idade média das mulheres ou dos homens).

Cruze essas informações com os dados que você coletou dos seus clientes e verifique se estão em conformidade um com o outro.

Enquetes e caixinhas de perguntas no Instagram

Para se aprofundar e conhecer os interesses do seu público alvo, aproveite as enquetes e caixinhas de perguntas dos Stories do Instagram. Aqui, você pode conhecer os dois públicos (revendedores e consumidor final).

Para revendedores, faça pesquisas sobre frequência de viagens a fornecedores x compra online, o que mais gosta na compra online, tendências, opinião sobre o atendimento, sugestões de melhorias, principais dúvidas de compra e o que ele gostaria de ver nos conteúdos.

Para o consumidor final busque entender sobre suas preferências, estilo de vida, influenciadoras que acompanha etc para descobrir como gerar desejo dessa audiência pelos seus produtos.

 

Com dados em mãos, é hora de documentar tudo com o máximo de detalhes. A partir daí, avalie se os seus produtos e a sua comunicação estão de acordo com o público identificado. Agora você sabe exatamente como definir o público alvo de marcas de moda atacado.

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