Como definir a cartela de cores das suas coleções?

Uma das dúvidas que as confecções tem ao criar uma nova coleção é definir a cartela de cores. Realizar todo o planejamento leva um tempo para ser construído, pois é importante desenvolver inúmeras peças que façam sentido com o branding e o DNA da marca.

Não basta você apenas saber quais são as tendências de moda que estão no mercado, você também precisa saber em primeiro lugar, qual será o conceito da nova coleção e estudar e definir o público-alvo.

Logo após um brainstorm com a equipe e expor suas ideias criativas, através do moodboard, será exposto as estampas, cores, aviamentos e tecidos que possam fazer parte da coleção. Mas, como escolher a cartela de cores ideal? Veja algumas dicas que separamos para você:

1 – Faça pesquisas e colete informações 

Em primeiro lugar, é importante você estudar o cenário em que o mundo se encontra e o comportamento do seu consumidor para entender quais cores vão refletir isso na coleção.

Existem empresas importantes que analisam e são autoridades em cores como a Pantone e a WGSN que podem ajudar na definição da paleta da sua coleção. Outros lugares que podem auxiliar no momento da pesquisa são as redes sociais como Instagram e blogs de moda.

A Pantone, por exemplo, selecionou a cor Very Peri” (PANTONE 17-3938) para o ano de 2022.

Analise os desfiles de moda, visite exposições de arte, vitrines de outras lojas, estude sobre a história da moda e arte, isso ajuda bastante a abrir a mente e estimula a criatividade.

2 – Procure estudar sobre as cores

Trabalhar com moda requer um profundo estudo sobre. Um ponto importante é estudar a psicologia das cores, para ajudar a compreender o que cada cor significa e atua perante a sociedade.

Aqui vai algumas dicas de livros para apoiar você nesta pesquisa:

  • Psicologia Fashion: Consultoria de estilo, imagem e marca pessoal
  • Color Forecasting: as previsões de tendências de cores na moda, de Clarice Garcia
  • A cor no processo criativo : Um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe
  • A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão

3 – Determine quantas cores irá conter na sua cartela

Ao montar a sua coleção, você precisa ter em mente quantas cores terá. O ideal é escolher entre 6 e 12 diferentes para cada segmento, como: feminino, masculino, infantil, festa etc. 

Vale lembrar que, em cada estação do ano, contém uma paleta de cores diferentes. No outono, por exemplo, a maioria das coleções são em tons de terra, já no verão, são mais vibrantes.

4 – Escolha as cores principais, as complementares e os tecidos e estampas

Tenha em mente que você precisa estabelecer quais são as cores principais da sua coleção e quais são as que vão complementar. Lembre que elas precisam combinar umas com as outras.

Além das cores, determine as texturas, os tons, quais serão as estampas que irão ilustrar algumas peças etc.

5 – Como isso pode me ajudar a vender mais?

A escolha certa da cartela de cores da sua coleção, unindo toda a pesquisa por trás deste trabalho e focando no público certo, vai te ajudar a alavancar suas vendas. Além disso, você precisa entender como funciona o mercado e fazer um bom marketing.

No blog, publicamos um artigo recentemente sobre “5 dicas para você aumentar as vendas da sua confecção”, aproveite para ler e buscar meios para potencializar as suas vendas no digital.

O que achou das nossas dicas? Não esqueça de salvar este post para memorizar as nossas dicas e compartilhe com um amigo de confecção que precisa saber disso!

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