Como aumentar a produtividade do time de vendas da sua confecção?

Seu time de vendas está precisando ser mais produtivo para melhorar seus resultados e bater as metas? Sabemos que nem sempre isso é uma tarefa fácil, pois dedica muito tempo e esforço de cada vendedor.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a produtividade dos seus vendedores, veja quais são:

1 – Identificar onde está o problema

Para analisar o que precisa ser feito antes de tudo, é preciso identificar qual é o problema que pode estar relacionado com a baixa produtividade da equipe de vendas. Os motivos mais comuns, são:

  • Equipe desmotivada;
  • Não ter gestão da carteira de clientes;
  • Receber poucos clientes;
  • Receber muitos possíveis clientes e não dar conta de responder todos e, consequentemente, perder vendas.

Identificando qual destes problemas acontece na sua confecção, você poderá pensar em estratégias para reduzir este problema.

2 – Colocar o time comercial para realizar atividades geradoras de vendas

Muitas vezes, um dos principais motivos dos vendedores não serem produtivos é porque não estão focados em “atividades geradoras de vendas” como diz o embaixador das confecções, Eduardo Cristian.

Se o seu vendedor não está atendendo um cliente, o que ele faz? Se a sua resposta for qualquer atividade que não gere vendas, como: organizar a loja, arrumar estoque etc, esse pode ser o seu principal problema.

Quando não estão vendendo, os vendedores precisam fazer algo que gere venda, ao invés de esperar a venda cair no colo ou perder tempo com outras coisas. Alguns exemplos de atividades geradoras de vendas são:

  • Prospecção de clientes
  • Follow-up com contatos e clientes antigos
  • Pós-venda para criar relacionamento e estimular a recompra

3 – Criar metas alcançáveis

Estabelecer metas é essencial para estimular a produtividade do time. E claro, elas precisam ser desafiadoras, mas não inalcançáveis.

Quando estipulamos metas impossíveis de serem alcançadas acabamos desmotivando os vendedores, pois se não tem como alcançá-las, não tem motivo para para perder tempo tentando chegar lá.

4 – Treinar a sua equipe

Quando todo o time está bem treinado para realizar as vendas da sua confecção, o desempenho deles aumenta e consequentemente, eleva o número de vendas. Invista em treinamentos que podem melhorar o relacionamento dos vendedores com seus clientes como:

  • Conhecer a fundo os produtos da marca
  • Formas de abordar o cliente no WhatsApp
  • Ter boa comunicação e postura para vender
  • Identificar a dor do seu cliente
  • Criar relacionamentos pelo WhatsApp
  • Utilizar ferramentas que otimizem seu tempo

A Vesti pode te ajudar com a produtividade e otimização das suas vendas de moda atacado

Com a Vesti, a sua marca conta com um catálogo digital focado na venda de atacado, com todos os seus produtos e as informações sobre ele, como: descrição, cores e tamanhos disponíveis. Com isso, cada vendedor pode enviar um link exclusivo para seus clientes comprarem online a qualquer hora do dia e receberem os pedidos em um aplicativo para gestão de pedidos e clientes. 

Esquece a ideia de enviar fotos soltas no WhatsApp e fechar pedidos manualmente nas conversas. Tenha praticidade no seu processo de vendas e ofereça um atendimento consultivo aos seus clientes.

Conheça nossos serviços para alavancar suas vendas online através do WhatsApp no botão “fale com um consultor”.

Compartilhe este conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Confira outros posts do Blog

VESTI LOCAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE LTDA © 2023 

Fortalecendo Empreendedores e Empresas de Moda