Com a pandemia e os lockdowns que aconteceram no ano de 2020, muitos negócios sentiram a necessidade expandir suas vendas para o online para sobreviver e tentar crescer, mesmo em um cenário completamente adverso ao consumo de moda. Por isso, surgiu a tendência que tende a continuar mesmo com a volta das atividades presenciais: a digitalização das confecções e marcas de moda. Para ajudar o seu negócio a prosperar nessa nova era, preparamos este post para te ajudar a alcançar mais clientes para sua confecção através da internet.
Entenda quem é o seu cliente
Um conceito muito usado no marketing digital e que pode te ajudar a preparar o terreno para ações online, é o da “persona”, que nada mais é do que um “desenho” de quem é o cliente ideal para a sua marca. Para isso, responda os seguintes questionamentos:
- Quem é a pessoa ideal que vai comprar os produtos vendidos pela sua marca?
- Quais são os principais hábitos desse usuário ao navegar na internet?
- Como a sua marca pode oferecer produtos que motivem essa pessoa a clicar em um determinado anúncio e fechar uma compra?
Entendendo para quem você quer vender, fica mais fácil criar as estratégias de vendas necessárias para de fato chegar até esse cliente, principalmente se pensarmos na jornada do consumidor de moda atacado.
Crie campanhas de anúncios nas redes sociais
Após ter definido com clareza quem você pretende alcançar e entender os principais conteúdos que esse possível cliente consome, crie campanhas que sejam capazes de:
- Aumentar as chances de ele ter contato com a sua marca;
- Despertar o interesse por saber mais e querer fechar a primeira compra;
- Conquistar o interesse de consumidores finais (ou seja, que irão comprar sua marca de seus revendedores).
Além disso, é importante criar estratégias mais focadas no fechamento de pedidos, como:
- Criar anúncios pagos no Instagram e Facebook contendo o link direto para o whatsapp da sua marca ou de suas vendedoras;
- Criar anúncios contendo o link para o seu catálogo digital.
Sabemos que a criação de anúncios nas redes sociais não é tão simples. Por isso, é importante contar com um profissional experiente, seja alguém interno, que faça parte do seu time, ou algum consultor ou agência de marketing digital tercerizado. Mas, de toda forma, é importante que você (gestor ou administrador da confecção) entenda a base do funcionamento destas campanhas.
Já realizamos uma live sobre este tema com a Ale Moraes, para te ajudar neste assunto.
Forme parcerias com influenciadores digitais
Existem celebridades e influenciadores digitais que ilustram os principais valores da sua marca de moda? Formando parcerias com essas pessoas, você ganha uma maior validação social, o que ajuda a impulsionar o uso da sua confecção e atrair clientes.
Isso acontece porque essas pessoas possuem um alto investimento na construção de seus brandings e marcas pessoais, além da construção sistemática de seguidores fiéis que consomem os conteúdos que produzem por enxergá-los como uma referência de estilo e comportamento. Ao firmar uma parceria com indivíduos que possuem esse perfil, sua marca tem maiores chances de ser impulsionada por eles.
A Ale Moraes também já abordou este assunto em uma live que realizamos para tirar as principais dúvidas de nossos clientes sobre as influenciadoras de moda. Confira aqui.
Forme parcerias com outras marcas
Outra opção de parceria que pode funcionar é com outras marcas que não sejam concorrentes diretas da sua confecção e possuem afinidade com os valores da sua. Por exemplo: se a sua marca é de acessórios, por que não lançar uma coleção exclusiva em conjunto com uma marca de camisaria, ou talvez de calçados?
Existem diversas opções que podem ser pensadas, prezando pela sintonia e prosperidade de ambas as marcas.
Participe de marketplaces e redes sociais do seu segmento
A sua marca de moda atacado está presente em algum marketplace? Então deixa que a gente te conta porque isso é uma ótima ideia! Além de ser mais uma plataforma onde seus consumidores irão poder comprar peças da sua marca, essas plataformas ainda ajudam a divulgar suas coleções com estratégias de marketing próprias – o que traz naturalmente mais um espaço de visibilidade para a sua confecção.
Confira algumas opções interessantes de marketplaces para levar em consideração (todas com integração com a Vesti):
Qliver: Uma plataforma streaming de Live Commerce, ou seja, uma vitrine digital para a sua marca de moda atacadista. Nela, você é capaz de expor e vender seus produtos.
Almaria Plus: O site é uma curadoria de moda digital voltada para conectar marcas de moda feminina plus size com consumidores e revendedores.
Tuddu: A Tuddu é um portal online focado na venda de moda atacado do polo de moda do Brás e Bom Retiro, em São Paulo. O site se propõe a facilitar os processos de compra e venda no atacado.
UM BR: Esse marketplace é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV) que tem o intuito de promover o comércio atacadista do pólo fashion do Bom Retiro digitalmente.
MegaApp: Aplicativo do Mega Polo Moda para suas marcas de moda.
Conclusão
Não existem segredos e nem receitas prontas para o impulsionamento das vendas da sua confecção online, e nem um jeito automático de conseguir clientes de forma fácil, mas com essas dicas esperamos ter ajudado você a pensar em ações interessantes para melhorar os resultados da sua marca de moda atacado.