O mercado é vasto e cheio de oportunidades para quem se dispõe a desbravar esse mundo de pesquisa e tendências de mercado. Em um universo de estímulos e conflitos econômicos a que somos submetidos todos os dias, arrisco dizer que nunca antes o exercício de ampliar o olhar e exercitar o poder de observação analítica teve seu potencial tão demandado, principalmente na hora da elaboração da gestão e da potencialização de um negócio, ainda mais quando abordamos o setor atacadista na área de moda e confecção.
Segundo a Euromonitor International, um dos mercados mais promissores para 2023 é o da Indústria da Moda. Esse impulso se dá ao fato do reconhecimento e fortalecimento de padrões e prevê um crescimento de 5,6% na cadeia de valor e otimismo no setor.
E com qual embasamento de dados podemos prever esse cenário?
De acordo com o IEMI Inteligência de Mercado, que monitora cerca de duas mil empresas da indústria têxtil e do vestuário, o setor de moda retardou três anos devido ao atípico cenário da pandemia global e também ao atraso do avanço econômica. A recuperação do setor foi lenta em 2022 e o crescimento previsto ocorrerá apenas em meados em 2023.
Neste ano, a produção de roupas no país chegou a 5,6 bilhões de peças, 12,6% maior do que a de 2021 (4,98 bilhões), mas ainda 5,6% menor do que a de 2019 (5,94 bilhões).
Para o primeiro bimestre de 2023, de acordo com as projeções do World Economic Forum, o número sobe para 7,39 milhões de peças. Já o volume de vendas será em torno de 7,55 bilhões de peças superando o número de 2019 – antes da pandemia – estímulo há um crescimento previsto de 4,9%
Diante dessas previsões vale ressaltar que ainda é um período desafiador aos empreendedores e gestores da moda. Algumas práticas e plano de ações devem ser atualizados para acompanhar as macrotendências atuais aliado os novos perfis de comportamento de consumidor. Elaborar uma análise de performance de vendas de cada categoria do setor atacadista facilita a hora da venda fluída.
Além disso, é sempre de extrema importância definir o seu target e desenhar o perfil de lifestyle – estilo de vida – com base no mindstyle do consumidor – seus pensamentos e ideais. As ferramentas de informação são imprescindíveis para garantir experiência fluída e marcar presença de forma integrada, focada na qualidade de todo serviço.
E quais são as previsões para a moda atacado?
Por isso, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) prevê um crescimento de 5,85% em meados do segundo bimestre de 2023. Essas expectativas de crescimento se dão ao período de pós-eleição e tomadas de decisões.
Diante todos esses dados e análises, vale ressaltar que as percepções e os novos olhares aos novos nichos de mercado possibilitam a leitura de sinais, que utilizado de forma efetiva garantem novas adaptações e divulgam novos métodos para desbloquear códigos que direcionam a novos movimentos, geralmente novas possibilidades de capitalizações e estratégias para saúde do negócio, e consequentemente, alavancar o poder de compra do consumidor.