Um das principais características de uma venda online de sucesso é dominar o uso das redes sociais e todas as ferramentas que elas têm a oferecer. Na hora de pensar em ações com o objetivo de impulsionar o seu conteúdo e aumentar as vendas, é muito importante aplicar estratégias que dão certo. Muitas marcas de moda hoje utilizam as lives do Instagram para promover coleções, mas a pergunta que fica é: vale a pena fazer lives para vender moda atacado?
A resposta curta é “sim”, mas entenda como fazer isso de um jeito que ajude nas suas vendas.
Entendendo o conceito de Live Shop e Live Commerce
Antes de tudo, vamos entender a origem do “boom” das lives de vendas? Você já deve ter escutado por aí os termos “Live Shop” ou “Live Commerce”, não é mesmo?
Live Commerce é uma tendência de vendas e captação de leads que surgiu na China, e é vista por especialistas como um amadurecimento das vendas online.
Nesse tipo de live, existe um carrinho de compras ou checkout ao vivo, através do qual os clientes podem comprar durante a transmissão ao vivo, interagindo diretamente com o vendedor, que atua como um influencer e um facilitador da venda.
Essa tendência ganhou bastante peso no ano de 2020, e acredita-se que persistirá como uma evolução natural do e-commerce.
Com isso, as marcas passaram a perceber o poder das lives nas vendas de moda. E então, muitas passaram a adotar as lives de vendas não apenas em plataformas de live commerce, mas sim no canal que mais interagem com o seu público: o Instagram.
Como funciona a ferramenta de Lives do Instagram?
A ferramenta de lives no Instagram é parte do Instagram Stories, aparecendo durante a transmissão ao vivo nessa área do perfil do usuário. Quando um perfil começa uma transmissão ao vivo, a rede social notifica todos os seguidores da conta e deixa o perfil em destaque no início da barra superiora dos Stories, para estimular a participação ao vivo.
Isso significa que quando você inclui as lives como parte da sua estratégia de social media, durante aquele tempo seu perfil terá uma visibilidade maior para os seguidores. Porém, é importante usar esse espaço com responsabilidade, trazendo um conteúdo de valor, para que a sua audiência valorize aquele momento de contato com a sua marca.
Outra funcionalidade que você deve levar em consideração na hora de criar esse material é que quando mais de um perfil está ao vivo na mesma live, a ferramenta também notificará os seguidores daquela conta. Isso significa que é uma excelente oportunidade de firmar parcerias com marcas ou influencers digitais que têm afinidades com a sua marca.
Como incluir lives para vender moda atacado na sua estratégia de social media
De acordo com pesquisas, os usuários do Instagram geralmente buscam conteúdos que sejam interessantes e que tragam valor de entretenimento e de informação. Por esse motivo, é uma excelente oportunidade para a sua marca de moda atacado inovar nos conteúdos e abusar da criatividade. Faça isso da seguinte forma:
- Procure trazer insights sobre a coleção e os conceitos que a inspiraram para que seu público se sinta mais próximo da sua marca.
- Abuse da criatividade na forma como vai demonstrar as peças: tente encontrar formas interessantes de mostrar os produtos da sua marca; explique detalhes de cada peça, falando sobre tecidos, aplicações, possíveis combinações e também fale um pouco sobre as cores e tamanhos disponíveis. Lembre-se de quem é o seu público-alvo!
- Invista em criar parcerias com outras marcas ou personalidades, não somente para ganhar seguidores, mas isso faz com que exista uma maior validação social do seu negócio.
- Além de promover as suas coleções, esse espaço é perfeito para anunciar promoções, parcerias, ter um contato maior com os seus clientes, e também ensinar técnicas de vendas e marketing exclusivas para os revendedores da sua marca.
- Use essa ferramenta com uma frequência razoável.
- Traga convidados que possuam valores semelhantes aos da sua marca, evitando rejeição do público.
Evite esses erros ao usar o Instagram Lives para vender moda atacado
Como toda ferramenta de comunicação, é importante ter alguns cuidados quando for utilizar essa estratégia. Não só por causa de erros que podem ser cometidos ao vivo e vistos por centenas de pessoas, mas também para que o conteúdo seja valioso para quem está assistindo.
- Ofereça um ambiente agradável para quem está assistindo: não emita opiniões polêmicas e controversas ou fale de assuntos que fujam do escopo dos valores da sua marca de moda. Seu público está assistindo para saber sobre sua marca, e não sobre opiniões diversas.
- Não faça lives em excesso! Ressaltamos aqui a importância dessa ferramenta, mas frizamos que o conteúdo deve ser de valor, e não só fazer transmissões frequentes com pouca atenção para o conteúdo.
- Não faça lives “torra-torra” só para queimar estoque.
- Não foque somente na exibição das peças do seu catálogo, mostrando cada peça individualmente. Lembre que esse é o momento de interagir com o público, e não só exibir seu catálogo
Com esses cuidados a sua estratégia de lives será um sucesso, e a sua marca de moda vai conseguir vender muito mais no atacado.