Vender moda atacado para lojistas e revendedores é bastante desafiador e vai muito além de produzir peças de vestuário bonitas e que possuem boa qualidade. Também é preciso ter boas ferramentas de vendas, buscar estar por dentro das últimas estratégias de marketing e gestão de vendas, ter excelentes roteiros de atendimento para todos os canais de contato com o cliente, criar uma identidade sólida para a marca, e pensar em ações para conseguir vender suas peças com um volume satisfatório para conseguir simplificar a venda online de moda atacado.
O atendimento aos seus clientes simplifica as vendas online hoje, ou dificultam?
E aí, assistindo ao vídeo acima, é mais ou menos assim que funciona o atendimento aos seus clientes aí na sua marca de moda?
E se a gente disser que você pode estar perdendo dinheiro atendendo os seus clientes dessa maneira?!
É verdade que essa forma de atender ainda é muito comum no mercado da moda atacado aqui no Brasil. Quando os vendedores não enviam as fotos soltas da coleção para os clientes através do WhatsApp, eles acabam enviando o catálogo digital em PDF, pensando (com razão) em simplificar a venda online e dar um atendimento de qualidade. No entanto, nenhuma dessas estratégias é realmente vantajosa para o seu negócio, e abaixo nós te explicamos o motivo.
Envio de Fotos da coleção pelo WhatsApp:
Uma das principais queixas que os vendedores de moda fazem é a respeito da demora para conseguir alcançar resultados vendendo online no mercado atacadista, e isso não é à toa quando se usa as ferramentas de comunicação de uma maneira que não ajuda a simplificar a comunicação e o atendimento!
Quando você ou seus vendedores enviam fotos soltas da coleção pelo WhatsApp, isso toma um tempo muito grande do cliente, que ainda precisará fazer perguntas a respeito de diferentes cores, grades de tamanhos, fretes, condições de pagamento, como funciona a compra na sua loja, parcelamento e promoções, e também do vendedor, que precisará atender e sanar todas essas dúvidas individualmente.
Quanto tempo leva para fechar essa venda, tendo que fornecer tantas informações que não são intuitivas e nem claras? Muitos vendedores nos contam que dessa maneira eles só conseguem atender 2 a 3 clientes por dia. Isso significa que muito dinheiro é perdido no meio do caminho, simplesmente por ter um atendimento que não simplifica as vendas online.
Catálogo em PDF
Sem dúvidas, a possibilidade de criar um único arquivo em PDF contendo o seu catálogo é uma forma bastante simples de compartilhar a coleção com o seu cliente. Entretanto, ainda não é uma solução definitiva, e também apresenta alguns desafios.
O uso de um catálogo em PDF pode atrapalhar mais do que ajudar na hora dos seus vendedores atenderem os clientes da sua marca. A cada alteração de coleção, é necessário criar um novo arquivo e atualizar todos os membros da equipe de vendas e seus clientes. Isso cria um problema de eficiência, pois como saber se o arquivo compartilhado é o mais recente, ou se o formato está comunicando bem ao seu cliente as informações que ele precisa saber para fechar a compra?
Além disso, muitos clientes acabam fazendo capturas de tela (prints) dos produtos do catálogo e enviando aos vendedores para fazer seu pedido. Mesmo parecendo mais fácil do que simplesmente enviar várias fotos, ainda é um processo bastante trabalhoso para o cliente e que toma tempo de atendimento do vendedor.
Por esse motivo, é importante fugir dessas duas estratégias de atendimento online.
E o controle de estoque, como é feito?
Como é feito o controle de estoque aí na sua empresa?
Por aqui vemos com frequência empreendedores do mercado de moda ainda utilizando planilhas ou mesmo controles manuais, e aqui nesse post, a gente te explica as vantagens de implementar um sistema de controle de estoque para vender sua marca no atacado.
Essas ferramentas profissionalizam as vendas dos seus produtos, melhoram as demandas da produção, e ainda conseguem trazer previsibilidade para que você tome sempre as melhores decisões em relação ao seu negócio. Por esse motivo, é importante considerar a adoção de um sistema de controle de estoque eficiente para ajudar a sua loja a vender de forma mais simples.
Conheça a Vesti
A Vesti surgiu com o propósito de ajudar os fabricantes de moda atacado a vender ainda mais, melhorando a relação entre o cliente e a marca através de uma ferramenta que simplifica todos os processos de vendas.
Quer saber como a gente faz isso?
Catálogo digital
Usando a Vesti, sua marca nunca mais vai precisar enviar fotos soltas de produtos ou criar diversos arquivos em PDF. Nosso catálogo digital é completo e traz todas as informações que o seu cliente precisa para finalizar a compra:
✅ Grades de cores e tamanhos
✅ Quantidade de peças mínimas ou valor mínimo para finalizar a compra
✅ Pedidos feitos online pelo app
✅ Envio de catálogos com e sem preço.
Sabe os sistemas de controle de estoque que falamos ali em cima? A Vesti possui integração com vários deles, facilitando a conexão entre o estoque da sua loja e o seu catálogo digital, para que seja atualizado sempre em tempo real.
App de vendas para controle de pedidos
Oferecemos também um aplicativo de gestão de vendas, para acompanhar os pedidos feitos pelos clientes e ter controle de suas metas e resultados.
Simplificar a venda online nunca foi tão fácil...
Solicite uma demonstração com nossa equipe de vendas e fique por dentro de todas as funcionalidades exclusivas que a Vesti pode oferecer para simplificar a venda online de moda atacado da sua marca!