Vantagens de usar um sistema de controle de estoque

No mercado de moda, principalmente nas vendas de confecções para o atacado, contar com um sistema de controle de estoque é fundamental, não somente por questões de organização do estoque em si, mas também para impulsionar outras partes dos processos de vendas.

Neste artigo falaremos sobre os sistemas de controle de estoque, suas principais vantagens e explicar como eles facilitam e ajudam a melhorar as suas vendas. Confira!

O que é um sistema de controle de estoque?

Sistemas de controle de estoque são soluções tecnológicas de gestão empresarial (também conhecidos como ERPs) que conectam as duas pontas da produção: os estoques e a área de vendas. Eles são muito importantes para ajudar a programar a gestão comercial e projeções das vendas da sua empresa e diminuir as possibilidades de erros, além de centralizar as informações e facilitar a gestão operacional e de vendas.

No mercado da moda hoje em dia, ainda vemos muitas marcas que ainda fazem o acompanhamento desses processos por meio de planilhas, controles manuais ou nem o fazem por não conhecer as diversas vantagens de utilizar um sistema que automatiza não somente o controle de estoques, mas também alguns processos gerenciais que normalmente seriam demorados ou aconteceriam com menor eficiência.

Como sistemas de controle de estoque facilitam as vendas

Os ERPs trazem mais organização, praticidade e economia de recursos para a sua confecção, dando ao empreendedor um maior controle sobre os resultados da marca de forma automática e prática. Isso facilita todo o processo de vendas no atacado, pois otimiza o tempo de seus vendedores e estoquistas, que não precisarão contar as novas peças a cada venda fechada, ou mesmo acabar perdendo vendas por ter um número de peças errado à mão.

Se sua empresa ainda não possui esses processos automatizados, trouxemos neste artigo algumas vantagens para que você considere investir nisso, além de algumas opções de sistemas que podem auxiliar nessa decisão.

5 vantagens de usar um sistema de controle de estoque

 

1) Aumentam a produtividade da sua confecção

Ter um sistema integral e automatizado de controle de estoques é fundamental para aumentar a produtividade da sua confecção, pois integra tanto a área de vendas, quanto a gestão das peças ainda disponíveis. Isso sinaliza as principais demandas do estoque da sua marca, e ajuda a apontar, entre outras coisas, qual é o número ideal de peças que deve ser produzido para atender a demanda dos consumidores.

2) Melhor acompanhamento dos processos gerenciais.

Os sistemas de controle de estoque ajudam a integrar os processos de todas as etapas da produção, desde a entrega dos materiais para confecção das peças até o momento final da venda. Ter cada etapa mapeada e com um acompanhamento próximo auxilia sua empresa a vender mais, e maximizar as chances de sucesso de todos os processos até que o produto chegue ao seu cliente.


3) Diminuem os erros

Uma das maiores dificuldades quando as confecções lidam com estoques são erros rotineiros, como a contagem errada de peças disponíveis por causa da alta variedade de cores e tamanhos, etiquetas equivocadas, ou até mesmo a anotação incorreta de números em planilhas.

Um sistema integrado, ajuda a minimizar os erros, entregando um controle mais preciso e completamente automatizado.


4) Maior previsibilidade

Outra vantagem desses sistemas é a maior previsibilidade sobre as necessidades e resultados do seu negócio. A sua equipe de produção precisa fazer o pedido de mais materiais para confeccionar novas peças? O ERP pode prever como anda o uso e sinalizar a demanda. Seu time de vendas vendeu mais peças que o esperado? O controle do estoque pode mostrar quais são os ítens disponíveis para substituir o que faltou.

5) Maior controle sobre os resultados da confecção

Profissionalizar o controle de estoque da confecção ajuda a sua marca de moda a vender mais, e ajuda você, o gestor, a ter uma visão clara dos resultados esperados pela sua confecção. Além de organizar toda a linha produtiva, ele também gera números que auxiliam na tomada de decisões vitais a respeito de cada processo.


Procurando por um sistema de gestão de estoques eficiente?

A Vesti possui integração com alguns dos principais sistemas de controle de estoque usados hoje para gerir as confecções e marcas de moda atacado. Conheça-os, clicando neste link, e profissionalize agora mesmo a gestão da sua empresa.

Compartilhe este conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Confira outros posts do Blog

VESTI LOCAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOFTWARE LTDA © 2023 

Fortalecendo Empreendedores e Empresas de Moda