O WhatsApp é uma ferramenta essencial para vender online. Mas, suas vendas não podem depender exclusivamente dele. Afinal, ele já saiu do ar diversas vezes e isso pode acontecer novamente a qualquer momento. Então me diga, sua confecção consegue vender online, mesmo com o WhatsApp fora do ar?
Se o seu processo de vendas precisa do WhatsApp para envio de um catálogo em pdf ou de fotos dos seus produtos, fica muito difícil seus vendedores conseguirem realizar qualquer venda online. Mas, é preciso se reinventar e buscar alternativas para não deixar as vendas pararem. Então confira algumas dicas.
Aplicativo de mensagens Telegram
Bem parecido com o WhatsApp, o Telegram é um aplicativo de troca de mensagens que vem se tornando cada vez mais popular, ainda mais com a instabilidade do concorrente.
Para saber se seus clientes já estão utilizando o Telegram, é só baixar o app, instalar e ao abrir ele mostra a lista dos seus contatos que estão utilizando o aplicativo. Aí é só clicar no nome e iniciar uma conversa, assim como no WhatsApp.
O único problema é que, apesar de estar se tornando mais popular, muitas pessoas ainda não utilizam este aplicativo e por isso pode ser difícil encontrar seus clientes por lá.
Ligação telefônica
Caso seu cliente já tenho seu catálogo, como um pdf, pode ser possível fechar uma compra por telefone.
Faça ligações para seus clientes para tirar as dúvidas que faltam e montar o pedido. Porém, sabemos que não é muito prático conferir manualmente a disponibilidade de estoque e calcular o total do pedido, durante uma ligação. Além disso, para enviar um link de pagamento você teria que contar com outra ferramenta, como um email ou então o tradicional SMS.
Mas, não existe um jeito simples de vender, mesmo quando o WhatsApp sai do ar? Existe sim. A gente te conta a seguir:
Ferramenta de Vendas Vesti
Com a Vesti, seus clientes têm o link do seu catálogo digital atualizado em tempo real. Então mesmo que o WhatsApp não esteja no ar, ele pode acessar seu link para conferir as novidades e ver todas as informações de preço, tamanhos, cores e disponibilidade em estoque de cada produto.
Além disso ele consegue fazer o pedido diretamente pelo catálogo digital e o seu vendedor recebe o pedido em um aplicativo exclusivo, sem necessidade de passar pelo WhatsApp.
Para exemplificar, neste dia 04 de outubro que o WhatsApp saiu do ar, os clientes Vesti transacionaram quase R$1,5 milhão através da nossa ferramenta. Ou seja, se as vendas destas marcas dependessem do WhatsApp exclusivamente, seria uma enorme perda de vendas.
Quer saber mais sobre a Vesti? Fale com um de nossos consultores.