Como entender o funil de vendas na moda atacado?

Pesquisando técnicas de vendas e marketing para impulsionar o seu negócio, você já encontrou termos como inbound marketing, jornada do consumidor e funil de vendas

Sabemos que no mundo da moda atacado, uma grande dificuldade é a de traduzir esses conceitos para o segmento e implementar as técnicas de vendas mais modernas de forma realista à necessidade das confecções. Pensando nisso, fizemos esse artigo, para explicar o que é um funil de vendas e como ele pode ser aplicado no mercado têxtil.

Como o conceito de funil de vendas pode ajudar a sua marca a vender mais?

Buscar formas modernas de vender é muito importante para criar um processo concreto que não se altera o tempo todo com a entrada ou saída de vendedores. Isso facilita tanto o desenvolvimento profissional da sua equipe quanto a criação de técnicas que podem ajudar a prever os resultados dos negócios, mostrando ainda quais partes do processo de vendas precisam de maior atenção ou de ajustes e investimentos.

Essa organização do processo de vendas ajuda a vender mais pois quebra cada etapa da venda em partes menores e mais claras, o que demonstra quais são as dificuldades que a sua marca possui, e como implementar melhorias rápidas e fáceis. Além disso, com essa técnica, é possível aumentar a produtividade e melhorar toda a gestão de uma forma estratégica.

Por que aplicar a metodologia do funil de vendas no seu negócio?

Sabe aquela frustração de divulgar bastante as suas marcas nas redes sociais, pagar anúncios no Instagram, ter um catálogo digital organizado, ter vendedores bons sempre à disposição, e mesmo assim não conseguir aumentar as vendas da forma como gostaria?

Se o seu negócio já faz tudo isso está no caminho certo, pois cada um desses passos é extremamente importante para vender mais nesse mundo cada vez mais digital. Porém, com um mercado tão competitivo como o da moda para revendedores no Brasil, geralmente é necessário ir além.

Você sabe como os seus clientes chegam até a sua loja? E quais são as principais dúvidas deles sobre as suas condições de venda? Quais são as dificuldades que eles encontram quando entram em contato com os seus vendedores?

O funil de vendas é muito semelhante à Jornada do Consumidor, no sentido de organizar processos e facilitar a identificação de oportunidades e melhorias para 

Etapas do funil de vendas para a moda atacado

Para determinar em qual parte da Jornada do Consumidor ele se encontra, é utilizado o funil de vendas, quebrando cada momento em etapas que apontam o quanto aquele cliente em potencial está maduro para realizar a compra.

Abaixo, explicamos a fundo cada etapa e quais ações você pode adotar para ajudar a sua confecção a vender mais:

Topo do funil de vendas

É a etapa na qual o revendedor, lojista, representante ou cliente final está olhando o mercado, em busca de confecções que atendam às suas necessidades. Aqui, o consumidor ainda não conhece a sua marca e nem vê o valor que ela pode oferecer.

Esse é o momento em que você deve criar estratégias de reconhecimento dos seus produtos, divulgando os principais valores da sua marca. Para isso, tenha um site bem montado, completo, e que valorize suas peças e os modelos que produz, com fotos que tragam as variedades de peças, estampas e tamanhos, além de ressaltar a facilidade de fechar o pedido.

Lembre de trazer todos os pontos positivos de o cliente adquirir os produtos da sua loja, reforçando fotos das peças que sejam de boa qualidade, e que tragam poses interessantes.

Além disso, é uma boa hora para olhar de forma crítica para as suas redes sociais, e como elas apresentam a sua marca, sobretudo o Instagram.

Como andam as fotos de divulgação da sua coleção? Com qual frequência elas são postadas? Como seus seguidores reagem às peças?

Neste vídeo, a consultora Ale Moraes compartilhou alguns dos principais erros que as marcas de moda cometem no Instagram. Confira!

À partir do momento em que o seu consumidor teve o contato com a marca, e decidiu saber mais sobre seus produtos, ele avança para a próxima etapa

Meio do funil de vendas

Nesta etapa do funil de vendas, o seu cliente em potencial já teve o primeiro contato com a sua loja. Pode ter clicado em algum anúncio que gostou no linkedin, ou visto o link do seu site na pesquisa do Google, e decidiu saber mais sobre a confecção e as peças.

Quando ele entra em contato com alguém do seu time de vendas, passa a ser chamado de lead, que nada mais é do que aquela pessoa que já viu as informações disponíveis sobre a sua marca e tem interesse em saber mais. É quando alguém liga para a sua loja querendo saber qual é sua tabela de tamanhos, ou envia um whatsapp pedindo um catálogo da coleção.

A partir do momento em que esse consumidor vira um lead, o seu papel é o de ajudá-lo a decidir fechar a compra.

As melhores maneiras de fazer isso é estando sempre à disposição para tirar dúvidas, além de disponibilizar conteúdos no site da marca e nas redes sociais que informam o lead dos principais diferenciais e vantagens de comprar os produtos da sua marca.

Procure estabelecer uma imagem confiável, que o consumidor se sinta à vontade para tirar dúvidas, solicitar contatos ou mais informações da sua marca.  Tenha também, um bom catálogo de produtos, que facilite a tomada de decisão das pessoas que chegam até sua loja.

Após essa etapa, quando a pessoa está pronta para fechar a compra, ela avança para o fundo do funil.

Fundo do funil de vendas

O fundo do funil é quando suas leads já estabeleceram algum grau de confiança em sua marca e estão decidindo se fecham a venda ou não. É aquele momento crucial em que o cliente escolhe peças, planeja a venda e espera boas condições para finalizar a compra.

É nesse momento que você deverá agir, oferecendo aquele último estímulo para que o cliente decida comprar: existem clubes de vantagens na sua loja? Quais são as promoções ou descontos que podem ser oferecidos? Sua marca oferece frete grátis para determinadas localidades?

Suprir o cliente com essas informações, cria um sentimento de que ele deve comprar naquele momento para poder aproveitar as melhores condições.

Além disso, garanta que sua equipe de vendas esteja sempre disponível para auxiliar o cliente com o que for necessário para que ele possa finalizar a compra, além de pensar em estratégias de pós-vendas que garantam que ele volte a comprar.

E aí? O que achou desse conceito?

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