No mercado de moda, onde imagem e percepção de valor são essenciais, trabalhar com influenciadoras pode ser uma das estratégias mais eficazes para ganhar visibilidade, atrair novos clientes e gerar vendas. Mas para colher bons resultados, não basta escolher uma pessoa famosa é preciso ter uma estratégia para encontrar a influenciadora certa para a sua marca.
1. Defina o objetivo da campanha
Antes de tudo, responda: por que você quer fazer uma ação com uma influenciadora? Análise, qual o seu objetivo:
- Divulgar uma nova coleção ou lançamento
- Aumentar o número de seguidores
- Gerar tráfego para o seu e-commerce
- Fazer o público conhecer melhor a identidade da sua marca
- Aumentar conversões (vendas)
Com o objetivo claro, você terá mais facilidade em escolher o perfil ideal de influenciadora tanto em estilo quanto em tipo de conteúdo.
2. Analise o público
A influenciadora pode ser incrível, mas se o público dela não se parecer com o seu cliente ideal, a parceria pode não gerar retorno.
Veja se ela se comunica com o mesmo perfil que você deseja atingir. Pergunte:
- Qual a faixa etária dos seguidores?
- Há predominância de mulheres, homens ou ambos?
- Onde esse público mora?
- O conteúdo é voltado para classe média, alta ou popular?
💡 Exemplo: Se você vende roupas femininas para mulheres maduras e elegantes, influenciadoras adolescentes que vestem shein não são boas opções.
3. Avalie engajamento — e não só número de seguidores
Um erro comum é focar apenas no número de seguidores. Prefira influenciadoras com alto engajamento, mesmo que tenham menos alcance. Comentários reais, curtidas compatíveis e conversas autênticas são sinais de que o público confia na opinião dela.
Ferramentas como Not Just Analytics e Ninjalitics podem ajudar a medir engajamento.
4. Use ferramentas para encontrar as melhores influenciadoras
Se você não sabe por onde começar ou precisa escalar sua estratégia, há ferramentas que ajudam na busca e análise de perfis:
- Influency.me – Plataforma para encontrar e analisar influenciadores com dados de engajamento e audiência.
- Rock Content – Possui soluções para encontrar e gerenciar campanhas de marketing de influência.
- RD Station – Oferece ferramentas para localizar influenciadores digitais relevantes para sua persona.
Essas soluções ajudam a fazer escolhas mais seguras e alinhadas ao posicionamento da sua marca.
5. Repare na comunicação e nos valores
A influenciadora precisa representar o que sua marca acredita. Analise:
- O tom de voz (mais elegante, mais despojado?)
- A postura nas redes sociais
- As marcas com que ela já trabalhou
- A forma como apresenta os produtos
A parceria precisa parecer natural e verdadeira, só assim o conteúdo vai impactar o público certo.
6. Dê liberdade criativa (com alinhamento!)
Influenciadoras sabem o que funciona com seu público. Por isso, deixe espaço para que criem conteúdo com a cara delas, mas sempre com briefing claro, orientações sobre a coleção e pontos principais da sua marca.
📌 Dica extra: proponha conteúdos que contem histórias com as peças, como “look para evento X”, “minha escolha de presente”, ou “como montar 3 looks com essa peça”.
Escolher a influenciadora ideal pode ser o diferencial para posicionar sua marca no mercado certo, gerar conexão emocional com o público e aumentar as vendas.
Com estratégia, alinhamento e autenticidade, a parceria vai muito além da divulgação, ela constrói valor de marca.
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