5 Dicas para otimizar a gestão de vendas da sua confecção

Existem muitos pontos importantes que você deve questionar quando o assunto é a forma como a sua marca de moda vende no atacado.Um dos maiores desafios ainda hoje na venda de moda atacado é como impulsionar a gestão de vendas da sua confecção de forma eficiente e, principalmente, profissional. Confira nesse post 5 dicas para impulsionar a gestão de vendas da sua empresa.

 

Por que rever a gestão das vendas da sua confecção?

Existem muitos pontos importantes que você deve questionar quando o assunto é a forma como a sua marca de moda vende no atacado.

  • Quais são os sistemas de gestão de vendas que sua marca usa?
  • Você tem metas na sua loja?
  • Existem incentivos além das comissões para seus vendedores?
  • Você tem uma estratégia de vendas online?
  • Como sua marca atrai clientes?

Se algumas dessas perguntas ainda não foram respondidas, é um sinal de que sua marca precisa rever como faz a gestão das vendas.

Dicas fundamentais para impulsionar a gestão de vendas da sua confecção


Pensando em trazer ideias práticas de como melhorar esses processos, a Vesti preparou esse material, contendo dicas valiosas que podem ser aplicadas desde já:

1) Profissionalize suas vendas

Quando falamos de profissionalização não podemos deixar de lado o uso de ferramentas que facilitam as rotinas da sua marca: controle de estoque, canais de comunicação simples, rápidos e eficientes, logística de produção e de entregas de mercadorias e controle financeiro. Quanto mais acessível a sua organização for, mais fácil é fazer a gestão das vendas.

Uma maneira rápida e eficiente de se organizar é com o uso de ferramentas de gestão de vendas que ajudem a organizar todos os processos de ponta a ponta, salvando tempo precioso que poderia estar sendo aplicado em estratégias para impulsionar os negócios.

Com o advento das tecnologias digitais, muitos processos manuais complicados ficaram mais simples, e nunca foi tão fácil gerir seu empreendimento com agilidade e assertividade. 

Faça uma lista contendo as principais dificuldades operacionais e comerciais do seu negócio hoje, e busque opções de sistemas, apps ou ferramentas que minimizem as complexidades.


2) Tenha metas realistas

Saber para onde se quer crescer, é muito importante para dar direcionamento às estratégias do seu negócio. Porém, é fundamental ter uma visão realista do quanto os seus vendedores são capazes de entregar tanto online quanto offline.

Tenha em mãos os resultados dos anos anteriores na hora de traçar metas de crescimento financeiro ou operacional, e quando for criar as suas estratégias, tenha como base números que sejam possíveis de alcançar. Isso evita frustrações e auxilia na construção de um clima de trabalho mais saudável, além de estimular a sua equipe a trabalhar com um propósito claro em mente.


3) Saiba motivar os seus vendedores

Sua empresa tem algum programa de reconhecimento para motivar os seus vendedores?

Só a existência de comissões sobre as vendas nem sempre é o suficiente para manter o seu time motivado e produtivo. Além de criar um clima de cooperação e produtividade, uma atitude que ajuda muito é a de implementar ações de reconhecimento pela performance, como premiações internas por resultados, trilhas de acompanhamento e incentivos pelo esforço.

Outro ponto importante é trazer ferramentas de vendas que facilitem a rotina online e offline do seu time, fazendo com que fique cada vez mais fácil alcançar (ou até superar) os resultados que são esperados.

4) Tenha estratégias de vendas diferentes para atender o público online e o offline

Vamos concordar: a venda pela internet não é a mesma coisa que a venda presencial. Existem muitas diferenças de atendimento que a sua loja precisa estar ciente entre prestar atendimento nas lojas físicas e através das mídias digitais: a apresentação dos produtos importa, a facilidade de entrar em contato com seus vendedores é fundamental e a forma como sua marca é apresentada tem grande impacto no fechamento da venda.

Offline é importante oferecer um ambiente de compra agradável, organizado e que seja convidativo aos seus clientes e revendedores. Sua equipe precisa ser proativa, com uma boa comunicação e ter conhecimento da coleção, para apresentar cada produto com excelência

Já as vendas online dependem de um canal de comunicação sempre aberto e de respostas rápidas do seu time. Por esse motivo, é fundamental também oferecer uma experiência de compra que seja convidativa aos clientes que optam por essa modalidade.

  • Tenha um catálogo digital sempre atualizado, e uma equipe de vendas capaz de tirar todas as dúvidas que possam surgir para os clientes com o uso dele.
  • Comunique com clareza como o seu cliente pode fazer a compra.
  • Compartilhe conteúdos que sejam importantes para o público que deseja atrair.
 

5) Seja proativo


Não seja uma marca que entrega somente as demandas do público. Antecipe-se a elas! Tire dúvidas sobre as suas peças, lance tendências novas, experimente, inove e arrisque. Disponibilize soluções a situações que o seu cliente ainda nem previu, mas ao mesmo tempo nunca esqueça-se de estar sempre disponível para ouvir o que diz o mercado e ser solícito às necessidades que surgirem.

Ser proativo se trata de agir antes, de forma inovadora e eficiente. Já ser reativo se trata de esperar que as tendências surjam, para aí então tomar decisões. Se o seu objetivo é melhorar a gestão das vendas da sua marca, é importante buscar estar à frente, e não ser simplesmente um repetidor de padrões.

 

Concluindo…

Ter uma boa gestão de vendas se trata, além de tudo, de ter um bom planejamento e capacidade de execução, sabendo como agir e reagir às mudanças, ajustando sua estratégia ao longo do caminho.

Uma das melhores formas de implementar melhorias é trazendo ferramentas que simplificam as partes mais complexas, para que você possa focar em criar novas oportunidades e estar à frente das tendências.

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