O que é?

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização dos mecanismos de Busca. Um conjunto de técnicas adotadas no ambiente da internet com a finalidade de otimizar os resultados de busca orgânicos de uma página ou site.

Essas técnicas de SEO ao serem adotadas possibilitam que o site atinja os rankings nos buscadores, em especial o Google.

Segundo informações do site Internet Systems Consortium (2012)

a quantidade de hosts tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos 18 anos[…]. Como resultado desse crescimento, há mais conteúdo para os mecanismos de buscas fazerem a indexação, e por isso tornou-se cada vez mais importante ter um website bem otimizado e estruturado para que possa ser rapidamente indexado ou catalogado por esses mecanismos.”

Como funciona?

Entender como funciona o Google é, portanto, um passo primordial para saber como usar as práticas de SEO.

Primeiramente, há possibilidade de dois mecanismos de busca: os pagos e os orgânicos.Os pagos são aqueles que ficam no topo da página ao realizar a busca com o rótulo logo abaixo, escrito “Anúncio”, que pode ser comprado e gerenciado com a ferramenta Google Adwords.

Já os anúncios orgânicos são selecionados conforme a relevância e a qualidade do conteúdo, visto que essa seleção é feita conforme as regras pré estabelecidas e executadas por um robô. Daí surge a necessidade tão intrínseca do monitoramento das palavras chave que você utiliza em seu texto e título, elas são um dos principais fatores de ranqueamento.

Palavras Chave

As palavras chave são aquelas que ditam a relevância do conteúdo que você posta em seu blog ou site. Elas determinam a forma que seu conteúdo vai ser encontrado em meio aos outros bilhões de sites e publicações, sendo uma aliada para a obtenção de tráfego orgânico.

Sendo assim, é importante não só conhecer muito bem seu ramo da atividade como também os públicos de interesse do seu negócio, ou melhor suas personas.

Essas personas são as que ditam a tendência de consumo, comportamento e busca no ambiente da internet quando se trata de adquirir um produto ou serviço e, portanto, elas determinaram os termos (palavras chaves) mais buscadas na área em que sua empresa atua.

A Vesti aliada ao SEO

Como já foi dito no blog diversas vezes, detectar e analisar a forma como o usuário se comporta diante da sua marca é uma das tarefas primordiais do Marketing Digital.

Os hábitos de compra e busca da sua persona são primordiais para antecipar as tendências que ditarão o mercado do seu negócio. Portanto, conhecer sua persona profundamente permite que você seja assertivo na produção de conteúdo para seu blog, no lançamento de produtos e no marketing da sua marca.

A auditoria de SEO é a nova proposta da Vesti. Esse recurso funciona como forma de descobrir os problemas que sua empresa enfrenta em relação as técnicas de SEO. Para isso, é feita uma auditoria do seu site, com intuito de identificar problemas estruturais e técnicos; problemas no conteúdo interno do que é veiculado, adequando a demanda do seu mercado e também; problemas que vêm de outros domínios e que estão afetando o rankeamento do seu site.

Além disso, a auditoria da Vesti inclui corrigir problemas de segurança da informação; identificar backlinks ruins e eliminá-los; construir uma rede de backlink relevante para dar autoridade e relevância ao seu site na internet; aprimorar as técnicas de SEO on page, de forma a aumentar o tráfico orgânico e atrair mais clientes e usuários para seu negócio.

Nesse post nós discutimos um pouco sobre como a Vesti atua aliada as técnicas de SEO, acompanhe nosso blog e entenda mais como essas práticas podem ajudar o seu negócio!