O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração é uma ferramenta de marketing muito utilizadas como estratégia para atrair os públicos de interesse da empresa, bem como nutri-los.

Para isso, o Inbound se utiliza de técnicas do Marketing de Conteúdo na criação de mensagens e conteúdos, de forma a atrair os potenciais consumidores para os serviços e produtos da empresa.

A principal característica do Marketing de Atração, portanto, é criar formas de conquistar os clientes bem como mantê-los por meio da informação e do conhecimento.

Ao contrário do Outbound Marketing, o Inbound Marketing faz com que os clientes venham até sua empresa, devido ao interesse na sua marca. Daí a necessidade de se conhecer suas personas e também criar e direcionar os conteúdos de forma otimizada.

Estratégias
As estratégias de Inbound Marketing combinam a criação de conteúdo com automação de marketing, conforme vemos nos itens a seguir:

  • Atrair o tráfego de visitantes;
  • Converter visitantes em leads;
  • Fechar leads em clientes;
  • Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

É claro, que apenas conhecer suas personas é a etapa básica para traçar e alinhar as estratégias. As etapas a seguir na imagem representam passos que sua empresa deve seguir quando se trata de automação e conteúdo para atrair e converter personas.

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Vale lembrar que é essencial que a comunicação multicanal seja utilizada, visto que atualmente o consumo de informação se dá de variadas formas e canais. Para tanto, utilize técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, call tracking, e claro mantenha sua equipe de vendas e gerenciamento alinhadas ao planejamento de Marketing.

Veja que ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes. Assim, ele ganha a atenção dos potenciais clientes e conduz os consumidores para o seu site, através da geração de um conteúdo que o seu público-alvo considera relevante.

Práticas do Inbound e Mensuração de Resultados
Colocar o Inbound Marketing em prática requer esforços e ferramentas. Além disso, é essencial que a mensuração de resultados seja feita, afinal como você vai saber se suas estratégias estão dando certo? Veja abaixo algumas práticas que podem ser adotadas pelo departamento de Marketing para que seu planejamento funcione!

Automação
É um tipo de comunicação automatizada com seus clientes de forma personalizada e escalável, sendo utilizada para muitas ações, como disparar e-mails de forma segmentada e escalar as personas conforme o funil de vendas.

CRM
Adquirir novos clientes não é uma tarefa fácil. Sendo assim, o CRM vem pra “filtrar” cada cliente, oferecendo o que há de melhor de dentro da sua organização. Identificação, diferenciação e interação com o cliente são os elementos essenciais, permitindo que seus gestores trabalhem com esses dados de forma sistêmica, fortalecendo assim o relacionamento com ele.

Integração das chamadas e plataformas de CRM
Conecte suas ações de marketing com as estratégias de atendimento aos clientes, capturando o momento que as ligações fazem parte da jornada do consumidor.

Email Marketing
Se você precisar enviar milhares de e-mails, mas não sabe fazer isso depressa e sem caírem no spam, nós tratamos de tudo para que você tenha a melhor eficácia de entrega, sempre dentro das normas dos serviços de correio. E sem peso no seu site ou infraestrutura.

Podemos avaliar quem abriu seus e-mails, quem clicou, onde e quando. Essas pessoas são valiosíssimas para você, e conseguimos captar todos os dados comportamentais e geográficos para nos comunicarmos com elas e irmos ao encontro dos seus interesses.

Landing pages
Páginas breves e com call to actions, que atraem o potencial consumidor para uma ação de conversão e informes.

Marketing de Conteúdo
Ao criar conteúdo para um site, é preciso levar em consideração diversos fatores como os mecanismos de busca (SEO- Search Engine Optimization), a linguagem mais apropriada para atingir seu público-alvo, as tecnologias utilizadas (usabilidade), e, principalmente, a qualidade da informação pesquisada e produzida.

Redes Sociais
As redes sociais são o grande trunfo do marketing digital. Estar conectado com o consumidor é um desafio muitas vezes trabalhoso, mas o resultado final vale o esforço. Várias empresas têm dificuldade em se adaptar, porém o esforço é necessário, ainda mais num mundo em que as pessoas estão conectadas 24 horas por dia, todos os dias.​Tente ver isso não como uma obrigação, mas acima de tudo, uma oportunidade. As redes sociais podem aumentar seu número de clientes de maneira abundante, além de receber um feedback quase que instantâneo do seu produto ou serviço.

Marketing Multicanal

E-mail
É facíl fazer email marketing no E-goi, com templates, relatórios detalhados, editor de newsletters e integração nas redes sociais.

SMS/Smart SMS
Insira os seus contatos, digite o texto, faça o envio e veja os resultados. Mobile marketing no E-goi não podia ser mais simples.

Redes sociais
Aumente o alcance do marketing viral com campanhas boca-a-boca e incentive o compartilhamento no Facebook, Twitter e outras redes.

Formulários e questionários
Ideais para captar automaticamente contatos no seu site. E no E-goi já vêm com modelos personalizáveis e conteúdos prontos a usar.

Torpedos de Voz
Que tal enviar automaticamente uma chamada para todos os seus clientes como se fosse personalizada para cada um deles? O E-goi é ideal para estas campanhas interativas de voz.

Push
Próprio para as empresas querem personalizar o atendimento ao seus clientes. Grátis, sem compromisso e pronta para usar.

Call Marketing
Otimize suas ações de marketing: identifique facilmente quais mídias geram mais resultados e quais fazem o telefone tocar.

Call Workflow Automation
Recebimento inteligente de chamadas, com fluxos automáticos de atendimento.

Call Tracking
Dados e insights para análise e classificação de chamadas telefônicas
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Dessa forma, o Inbound marketing ajuda a consolidar a marca e capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados.

Quer aplicar o Marketing de Atração em sua empresa? Fale conosco!