Investir em Marketing Digital acaba sendo a última opção de muitas empresas para alavancar os negócios. Seja devido a falta de reconhecimento da importância dessa ferramenta para o mercado, ou devido a falta de inclusão desse serviço na receita da empresa.

Entretanto, esse post tem o intuito de demonstrar que o Marketing Digital pode ser a estratégia ideal para que seu negócio saia dos maus tempos e reconquiste o mercado.

O Marketing para Philip Kotler é “um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, da oferta e da troca de produtos com valor agregado entre iguais”.

Nesse sentido, Kotler afirma em suas obras, que com o progresso das tecnologias e o bombardeio de informações, as empresas precisam acompanhar as mudanças antes que elas fiquem de fora do mercado.

” O novo marketing é claramente mais sobre as mídias sociais e da nossa capacidade de atingir indivíduos.”

Com isso podemos observar que o pai do Marketing apela para que as empresas passem a enxergar seus consumidores, não apenas como meros compradores, mas também como seres humanos que participam de um cenário global social, e são atingidos pelos contextos tecnológicos e comunicacionais.

Logo, a necessidade de se investir em marketing digital é unânime. Se o seu cliente está na internet, (e ele está de alguma forma) logo sua empresa precisa estar!

Veja um case de sucesso, que demonstra que o investimento em marketing digital vale a pena, e muito!

Caso Alusolda

Paulo César, empreendedor e fundador da Alusolda foi apresentado durante o evento da RD Summit de 2019. O pequeno empresário demonstra uma história de muito sucesso com o Marketing Digital.

A Alusolda foi criada em 1987 na cidade de Aparecida de Goiânia, estado de Goiás, sendo uma especialista em consertos, vendas e aluguel de máquinas de soldagem.

Devido ao cenário econômico nacional a empresa prosperou até 2014, quando no ano posterior foi atingida pela onda da crise econômica. Esse fato prejudicou a receita da empresa, que teve uma queda de até 40%, fazendo com que precisassem demitir uma parte do quadro de funcionários, que passou de 50 para apenas 30.

Nessa situação praticamente sem saída, visto que se tratava de um cenário nacional da economia brasileira, César como um estudante do curso de Marketing Digital na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) aprofundou-se sobre o tema e decidiu dar uma nova perspectiva para sua empresa.

Por meio de estratégias de Marketing Digital, Paulo realizou uma vasta pesquisa junto aos seus parceiros, quando descobriu que grande parte das empresas que eram seus clientes também tinham tido dificuldades quanto a crise, tomando medidas parecidas com a sua, como a demissão de funcionários.

Analisando esses dados, o empreendedor aproveitou a oportunidade para restabelecer uma nova forma de relacionamento com seus clientes. Nessa investida, ele ainda descobriu que seus principais clientes também tinham um conhecimento escasso sobre o uso e o ramo do seus serviços e produtos.

Além disso, Paulo observou que as pessoas sofriam com falta de conhecimento sobre gestão de pessoas e técnicas de soldagem.

Para tentar suprir essa defasagem no ramo a Alusolda criou um blog e landing pages, como forma de informar e transmitir conhecimento de apoio aos seus clientes.

Depois de alguns meses, em 2015, o faturamento já voltou a crescer, mesmo em meio à crise. O sucesso foi tanto que a empresa passou a faturar mais do que antes do período de recessão.

Com a estratégia de Marketing bem estruturada, a Alusolda percebeu que era importante fazer algumas adaptações no setor comercial, de forma a gerar uma boa conversão de leads em clientes. Para isso, eles criaram um time especializado no tratamento de leads que foram obtidos pelas estratégias de Inbound Marketing para serem enviados ao CRM.

Atualmente, a Alusolda também produz materiais ricos como: e-books, treinamentos e catálogos.

O caso da Alusolda ilustra como as estratégias de Marketing Digital se bem aplicadas podem ajudar sua empresa a construir autoridade e reputação positiva no ramo.

Quer fazer o mesmo com o seu negócio? Fale conosco! A Vesti está preparada para fazer seu plano de marketing sob medida para sua empresa.