Google Ads é uma ferramenta do Google para patrocinar anúncios.Sua utilidade se dá devido ao passo que permite a exibição do seu link patrocinado durante a pesquisa do usuário no mecanismo de busca, fazendo com que seu serviço/produto tenha mais visibilidade e seja acessado por uma gama muito maior de usuários, se comparado a busca orgânica.

Vantagens

Uma das vantagens de utilizar o Google Ads é que ele não cobra por impressões da marca, mas sim por desempenho. Isso quer dizer, não havendo cliques, leads ou vendas, você não será cobrado por isso na plataforma.

Outra característica notável dessa ferramenta é que ela atua conforme a intenção de busca do usuário, ou seja, quando o internauta está buscando por um produto ou serviço, seu link patrocinado vai aparecer para ele, conforme as palavras chave que você utiliza na categorização da plataforma.

A princípio isso pode parecer fácil, mas na verdade não é tão simples quanto parece. Grande parte das empresas não tem conhecimento real das palavras chave do seu negócio, seja por falto de reconhecimento das mesmas ou por má identificação dos seus públicos de interesse e do cenário de atuação da organização.

Isso acaba fazendo com que muitas empresas desistam da ferramenta, devido a inabilidade em utilizá-la. É preciso ter calma e senso crítico ao utilizar o Google Ads. Essa ferramenta movimenta mais de 95% da receita anual do Google, então pode-se dizer que ela não existe por acaso.

A chave para utilizar o Google Ads de forma correta é: saber as palavras chaves do seu negócio, conhecer seus públicos, sua concorrência e ter paciência e perseverança. Portanto, teste as palavras chave, se elas não estão dando retorno em cliques e leads, está na hora de alterá-las na plataforma.

Outra vantagem dessa ferramenta é que ela permite que seu pequeno negócio possa aparecer na frente das gigantes do ramo, se você fizer o anúncio de forma correta!

Tudo isso depende da busca do usuário, óbvio. Se você é do ramo de restaurantes sua empresa não vai aparecer nos anúncios patrocinados quando usuário buscar por roupas no Google.

Veja um exemplo abaixo de link patrocinado em mecanismo de busca (Google).

Como utilizar

Aqui vão alguns passos que você pode e deve seguir para segmentar seus anúncios de maneira correta:

Palavras Chave: os anúncios são exibidos para as pessoas conforme a busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços do seu negócio. Isso também acontece, quando o usuário já visitou websites sobre esse mesmo assunto pesquisado anteriormente.

Segmentação por tópicos e canais: o Google Ads permite escolher algum tópico específico na segmentação, logos os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse determinado tópico. Também é possível escolher os sites que são mais acessados pelo seu público, e exibir seus anúncios neles.

Público-Alvo: Conhecer seu público alvo é essencial, como já dissemos aqui no blog. Com esse dados em mãos é possível fazer uma segmentação por público-alvo, fazendo com que os anúncios sejam exibidos para pessoas interessadas no seu produto/serviço. A vantagem é que isso permite que o anúncio apareça mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.

Local de exibição do anúncio: Não é apenas nos mecanismos de busca que seu anúncio pode aparecer! É possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou blogs.

Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher que você selecione a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.

Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.

Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), tudo isso depende de quais dispositivos seus públicos de interesse mais utilizam, por isso é importantíssimo conhecê-los com especifidade.

Dessa forma seus anúncios podem ocorrer de diversas formas no ambiente da internet, conheça um pouco mais sobre essa ferramenta:

Rede de Display

Essa rede conta com inúmeros sites parceiros e alguns do Google, como o Gmail, Blogger e YouTube. Dessa maneira você pode chegar até seu público através de artigos, através de vídeos, gráficos ou outras formas, basta que seu anúncio seja elencado para aparecer em uma delas

Rede de Pesquisa

A forma mais usual e presente na internet. Nessa rede, os anúncios são exibidos em áreas de destaque, como nas quatro primeiras posições ou nas três últimas posições da primeira página. Portais como Terra e G1, também fazem parte da rede.

Remarketing

Nessa técnica o Ads é utilizado como forma de alcançar novamente aquele usuário que já buscou pelo seu produto especificamente, ou já acessou seu site.Estes visitantes vão rever seus anúncios enquanto navegam em páginas que fazem parte da Rede de Display ou quando fazem uso de palavras-chave que tenham relação com seu anúncio.

Google Shopping

Essa forma de anúncio funciona para lojas virtuais. De maneira sucinta, ele possibilita que você economize trabalho, pois permite que você não tenha que anunciar produto por produto, então os produtos da sua loja (também pode ser física) vão aparecer conforme a imagem:

Com esse post você conseguiu ter uma noção de como funciona o Google Ads, não?!

Vale a pena apostar nessa ferramenta, mas se você quer colocar ela em prática no seu negócio, fale conosco, nós temos a solução sob medida para você!

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