Buyer persona, também conhecida como persona é aquele personagem fictício que a empresa cria com base no seu cliente ideal. Portanto, ela possui desejos, interesses, sexo, idade e ocupação definidas, permitindo traçar um perfil comportamental da mesma.

Delinear com precisão sua buyer persona não só permite você ter maior reconhecimento do seu cliente ideal, como também proporcionar ao departamento de Marketing a criação de estratégias mais assertivas e precisas para vender e se comunicar com seus públicos.

Esse perfil de cliente definido também permite a empresa suprir algumas demandas de Inbound Marketing. Conhecendo aquilo que seu principal público se interessa é uma forma de produzir conteúdo quase que inesgotável, visto que o espectro de interesses da persona é muito amplo, e ajuda a moldar seu conteúdo e linguagem.

Como criar uma persona

Criar uma persona requer preencher algumas etapas antes de defini-la. Isso quer dizer: pesquisas, entrevistas, coleta de dados e afins, tudo aquilo que você pode extrair dos seus clientes e leads.

Qualquer informação pode ser importante para sistematizar sua persona: gostos, anseios, hobbies, idade, área de trabalho, cidade onde mora.

O importante é não fazer suposições sobre quaisquer que sejam seus públicos, por isso a coleta de dados é tão essencial.

Nesse momento, entram em cena não apenas os métodos tradicionais de pesquisa e coleta, mas também aqueles dados obtidos no meio digital. Quem mais acessa seu site/loja? Da onde ele faz esse acesso? Em que página/site prospect teve a ação de consumo/ação? Quais são seus hábitos de navegação?

Todas essas respostas tornam a persona mais complexa, e logo, suas estratégias mais assertivas.

Nós listamos aqui algumas perguntas que são necessárias para que você comece a traçar sua persona.

Dados Demográficos

Gênero, idade, cidade, escolaridade, cargo de trabalho, segmento de onde trabalha?

Características pessoais

Rotina, responsabilidades, objetivos principais, aspirações pessoais, trajetória profissional, hobbies.

Conteúdo

Quais redes sociais usa, em que sites/mídias adquire conteúdo e informações, quais assuntos gosta de acompanhar, etc.

Visão da marca

O que levou a procurar as soluções da empresa, como a empresa ajuda a solucionar os desafios, qual a maior qualidade da empresa.

Depois de analisado todos esses dados é possivel traçar uma persona ao encontrar características comuns entre os clientes. Isso deve ser feito, de forma que possa guiar aquilo que é demandado pelas atividades da empresa, ou seja, conteúdo, linguagem, escolha de peças (visuais, textos, audiovisuais, ou um mescla dos três), veículos de comunicação a serem utilizados e afins.

Exemplo de persona como ferramenta de Marketing

Marina,mulher, 22 anos, solteira, estudante, moradora do interior de São Paulo, cidade com um pouco mais de 100.000 habitantes, possui renda mensal mantida pelos pais que gira em torno de 2.000 reais. Marina passa seus dias estudando, suas atividades se resumem a ir para a faculdade durante a semana e nos finais de semana sair com amigos para bares e festas, ler livros de literatura policial e navegar pela internet.

Marina utiliza apenas o Instagram porque não se sente a vontade para compartilhar suas opiniões no Facebook nem no Twitter. Ela tem um gato e adora publicações de bichinhos no Instagram, também se interessa por música e lojas de roupas online. Ela prefere utilizar o celular para se divertir na internet e fazer compras online através do Instagram, e o computador apenas para estudos e pesquisas acadêmicas.

Ao analisarmos o perfil de consumo de informação e cultura de Marina, percebemos que suas atividades se limitam ao mundo acadêmico e da internet. Se sua empresa por exemplo tem uma loja online de roupas femininas, fica claro que ela se atrairá por um conteúdo mais dinâmico, informal, que transmita credibilidade e transparência; seus produtos não devem ser muito caros, visto que as condições de compra não são extremamente abertas; seu site deve ser otimizado para mobile, já que ela compra pelo mesmo; suas palavras chaves e conteúdos podem agregar animais de estimação, estampas de bichinhos, talvez?

Marina estuda durante semana e provavelmente prefere realizar suas compras ao finais de semana, então pode ser uma boa ideia fazer postagens mais frequentes nesses dias; quantos as roupas, ela pode precisar das mais básicas para o dia-a-dia como para sair descontraída com os amigos; ela gosta de música, que tal lançar uma playlist da loja no spotify? Se ela utiliza o Instagram, é lá que você deve ter mais conteúdo e interação possível!

Viu como fica mais fácil determinar seu conteúdo quando você conhece seu cliente? É claro que se trata de uma personagem fictícia traçada aleatoriamente, mas dá para entender como é um passo importante para seu negócio. Além disso, também é comum detectar mais de uma persona, podendo ser duas, três ou mais.

Crie sua persona com a Vesti

Uma série de perguntas precisam ser respondidas pelos seus clientes e prospects e muitas vezes a empresa não consegue meios adequados de obtenção dessas respostas.

Na Vesti nós trabalhamos com a elaboração de personas para seu negócio, afinal como podemos fazer Marketing Digital sem ter conhecimento delas? É praticamente impossível. O uso de variadas plataformas de análise comportamental nos permite identificar seus públicos alvos e definir suas personas, com mais precisão e especificidade.

Categorias: Persona