A Black Friday no Brasil já não é mais uma novidade. Muitos consumidores aguardam essa época do ano para gastar suas economias e adquirir produtos e serviços que desejam há uma longa data.

Segundo o Google, essa temporada no Brasil tem se modificado e adquirido características próprias. O foco deixou de ser apenas no preço do produto, para traçar novas formas de consumo e jornadas de compra.

Outra característica importante e notável, os consumidores não esperam por apenas um ou dois dias de Black Friday, mas sim uma semana ou até mesmo o mês todo.

As novas tendências

De fato, a Black Friday é uma oportunidade única para os lojistas e para o comércio de serviços e produtos em geral. Como podemos ver na imagem abaixo, 99% das pessoas entrevistadas pelo Google têm conhecimento da Black Friday, sendo que 70% dos entrevistados, pretendem consumir na data.

Isso significa que investir nesta onda é uma oportunidade única para o seu negócio, seja amanhã ou mesmo após a data, trace estratégias para aproveitar e vender mais. Nunca se esqueça, investir em Marketing Digital nunca foi tão necessário, visto que a maioria dos seus concorrentes vão fazer de tudo para conquistar o consumidor com a presença online.

A presença online é outro ponto importante apontado no artigo do Google. O mais usual é pensar que a maioria dos consumidores preferem comprar pela internet, mas isso não é mais a realidade atual.

A pesquisa apontou que a intenção de compra online se igualou praticamente com a compra/retirada em lojas físicas. E isso significa que se você tem uma loja física, não dispense-a como uma ótima oportunidade para vender mais. A aposta de muitos e-commerces e marketplaces é dar a opção de retirar o produto na loja física.

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Esse tipo de iniciativa dá mais liberdade e conforto ao consumidor, visto que ele mesmo pode planejar sua jornada de compra, tornando esse processo mais ágil e fácil para o mesmo. Ou seja, a sacada é ser multicanal e apostar em variedades de vendas.

Ainda que a Black Friday seja o dia em que os consumidores mais esperam por descontos e preços baixos dos produtos o Google aponta que esse não é o atributo principal que induz a compra.

Como podemos observar na imagem abaixo, o fator que mais se destaca como importante para os consumidores é oferecer variedade de condições de pagamento.

Isso significa que não é necessário fazer super promoções para vender na Black Friday, o essencial é criar múltiplos canais para os consumidores e mais oportunidades de compra e programas de recompensa.

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