O que é?
Omnichannel é uma estratégia de comunicação que se baseia no uso simultâneo e integrado de diversos canais de comunicação, seja offline ou online.

A palavra apesar de estranha, deriva do latim e do inglês. Omni significa tudo ou inteiro e channel, refere-se a palavra inglesa que no Brasil traduz-se como canal.

Isso quer dizer, que a comunicação omnichannel se dá por todos os canais. Entretanto, vale destacar que a principal característica além da pluralidade de canais é a experiência do cliente, o que faz com que a estratégia se diferencie do multichannel e do crosschannel.

O objetivo principal do omnichannel é que os canais de comunicação/venda da empresa se complementem afim de tornar a experiência do cliente mais completa e útil para os mesmos.

Benefícios do Omnichannel
Atualmente, a lei do mercado é clara, se você não fazer bem e certo, alguém vai te ultrapassar e conquistar os clientes que poderiam ser seus. Dessa forma, investir em canais de relacionamento, feedback e vendas não é mais um mero luxo, mas uma necessidade.

Dentre os benefícios do omnichannel destaca-se:

  • os serviços oferecidos;
  • as vendas;
  • o processo de fidelização;
  • e a imagem da sua marca.

O omnichannel oferece uma nova e mais completa experiência de compra para o usuário e apesar de recente, tem sido amplamente utilizado.

Como aplicar?
O primeiro passo para gerar satisfação e uma experiência positiva para os clientes é conhecer as personas do seu negócio. Afinal, sem conhecer seu público é impossível satisfazê-lo.

Conhecendo as características das suas personas é mais fácil identificar demandas e necessidades, que vão possibilitar a criação e a manutenção dos canais adequados e das integrações plausíveis.

Alinhar os canais que serão utilizados é a estratégia correta para que não existam ruídos e dissonâncias entre o mundo online e offline. Os hiatos entre ambas, podem gerar uma experiência não tão rica ou até mesmo negativa para os consumidores da sua marca.

Portanto, é importante testar tudo antes de ser aplicado, visando que as personas sejam sempre colocadas como o foco da estratégia.

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